Com vários cursos lecionados em regime online ou combinado, a Faculdade de Direito reúne estudantes de diferentes pontos do globo num só espaço virtual onde todos têm a oportunidade de aprender, estudar e tirar dúvidas ao mesmo tempo.
Através de apresentação de slides e compartilhamento de telas, os docentes conseguem desempenhar o seu trabalho, que é complementado com a interação da turma acerca das suas experiências profissionais e perspetivas culturais distintas.
Conversamos com alguns dos estudantes que frequentam Pós-Graduações em diversas áreas do Direito:
Pós-Graduação em Direito Aduaneiro Internacional
A 1ª edição da Pós-Graduação decorreu em formato online, seguindo o modelo de aulas teórico-práticas suportadas no método de estudo de caso.
Como Eduarda Chies reside em Porto Alegre, no Brasil, só poderia frequentar o curso à distância.
Para a advogada, o ensino digital apresenta várias vantagens: “Há uma troca de experiências muito grande, enriquecendo ainda mais o ensino dos alunos. Possibilita a presença de professores especialistas de outros países, o que acaba, também, trazendo para a sala de aula diferentes perspetivas e diferentes lições, complementando, ainda mais, as aulas.”
Ainda que as metodologias de avaliação sejam diferentes em Portugal e no Brasil, a estudante sentiu poucas dificuldades de adaptação, sendo sempre auxiliada quando surgia alguma dúvida.
Pós-Graduação em Direito das Sociedades Comerciais
As sessões, lecionadas em modo presencial ou online, podem ser frequentadas pelo aluno integralmente online. Deste modo, possibilita-se o contacto pessoal entre alunos e docentes, mas também se permite aos alunos que se encontrem fisicamente distantes que frequentem o curso.
A partir de Luanda, em Angola, Márcia Tandala assiste às aulas da Pós-Graduação. De acordo com a advogada, este método de ensino é “prático e cómodo”, possibilitando o enriquecimento do seu currículo sem sair de casa.
Ainda que Joaquim Pinheiro resida em Portugal, encontra-se distante do campus da Foz da Universidade Católica. Lembrando que o ensino à distância é uma realidade instituída “em muitas universidades americanas e europeias”, atenta que a principal vantagem é assistir às aulas sem qualquer interferência na sua vida profissional.
É na ilha da Madeira que Magna Escórcio frequenta o curso, conseguindo assim ter acesso “a um nível de formação qualificado e altamente eficiente”, enquanto concilia a sua vida profissional e pessoal.
A advogada destaca as condições “cada vez melhores” que os meios digitais têm desenvolvido, o que permite enriquecer as sessões do curso através de uma boa interação entre o corpo docente e os alunos.
Pós-Graduação em Direito do Trabalho e da Segurança Social
Esta formação, que se destina a advogados, jurisconsultos, juristas de empresa, magistrados, técnicos de recursos humanos, empresários e outros profissionais da área da gestão de empresas, já pode ser frequentada em regime online.
É em Faro que Rita de Carvalho assiste às aulas da Pós-Graduação, considerando esta metodologia pedagógica bastante vantajosa, destacando “a comodidade de podermos escolher o local onde iremos assistir a cada uma das aulas, a independência dos alunos e a facilidade de comunicação com os docentes e de partilha de conhecimento”.
Segundo a advogada, esta é uma “excelente oportunidade” para a utilização de ferramentas digitais, que poderão tornar o ensino superior mais acessível a todos os estudantes.
Apesar de Manuel Fontaine, Diretor da Faculdade de Direito, assume que o modelo de ensino online vai implementar-se “na sua versão pura ou combinada” no ensino universitário.
O regime de ensino online também se aplicou na Pós-Graduação em Direito e Tecnologia, na Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos, na Pós-Graduação em Direito dos Valores Mobiliários e Direito Bancário e na Pós-Graduação em Direito Administrativo.