MODELO PEDAGÓGICO

O curso foca a sua atividade formativa na aprendizagem experiencial. Neste sentido, a aprendizagem é orientada através de discussões e trabalhos em grupo, roleplay, aulas teóricas, apresentações multimédia, dinâmicas de grupo e jogos.

MODELO DE AVALIAÇÃO

PARTICIPAÇÃO E ASSIDUIDADE (INCLUINDO CDP)
O formando será observado e avaliado durante as discussões e exercício em grupo. A assiduidade será tida em conta, já que o formando apenas pode faltar a 25% do n.º total de horas de formação sem justificação. O cumprimento de horários também será tido em conta. Os alunos que ultrapassam o limite máximo de faltas não justificadas têm um valor nulo na nota de participação.

RELATÓRIOS DE REFLEXÃO PESSOAL
Os formandos devem realizar três relatório de reflexão pessoal. O primeiro relatório deve ser entregue no final do Bootcamp e os dois relatórios a meio e no final da Pós-Graduação.

PROVA TEÓRICA
Os formandos devem responder a um questionário com 10 perguntas de escolha múltipla (após o Bootcamp).

PROVA VÍDEO
Os formandos deverão participar como mediadores numa sessão de mediação. Esta sessão de mediação será gravada. Um examinador externo, membro da comissão de acreditação do ICFML, fará a visualização do vídeo e a verificação dos critérios definidos para cada fase da mediação. Os formandos com avaliação positiva nesta prova têm a acreditação de mediador certificado ICFML. Esta prova realiza-se no último dia do Bootcamp.

ROLE PLAY
Escrita de um caso para uma simulação de mediação (abril).

TRABALHO DE CAMPO OU ESTUDO EMPÍRICO
Os formandos terão de elaborar um trabalho de campo promovendo a mediação ou um estudo de análise estatística de aplicação da mediação. Este trabalho será apresentado oralmente e deverá ser entregue um relatório escrito (outubro).

CERTIFICAÇÃO E CREDITAÇÃO

A Pós-graduação confere 17 ECTS. Ao participante que compareça apenas a 75% das aulas e não se submeta ao processo de avaliação será atribuído um Certificado de Presença na Pós-graduação.

Direção da Escola e Rede Alumni

Manuela Sousa