Estudar Direitos Humanos na Universidade Católica Portuguesa foi uma decisão muito acertada, que, indubitavelmente, me acrescentou valor a nível profissional e pessoal, contribuindo para me tornar uma cidadã mais atenta e comprometida com a promoção e proteção dos Direitos Humanos em todas as suas dimensões.
Cativou-me a abordagem interdisciplinar deste curso de Pós-Graduação, desde a perspetiva do Direito, da Educação, da Economia Social e da Psicologia, conciliando este plano de estudos, de forma exemplar, a teoria e a prática. Com efeito, realço a excelência do corpo docente, bem como a de todos os profissionais convidados para lecionar e partilhar o “saber de experiência feito”.
Do mesmo modo, reconheço que a integração de alunos com distintas formações de base, oriundos de vários pontos geográficos – nacional e internacionalmente –, muito enriqueceu o curso, ampliando a visão do mundo, potenciando o debate e a reflexão, mas também promovendo o respeito, a empatia e a valorização das diferenças ideológicas e culturais. Considero que esses são aspetos essenciais para que todos nós adotemos abordagens mais inclusivas e adequadas na atuação em contextos globais.
Sinto-me muito grata por ter tido a oportunidade de frequentar esta formação, que ultrapassa as fronteiras disciplinares, e que se revelou uma experiência transformadora, abrindo-me horizontes e caminhos para prosseguir estudos nesta área. Assim, sinto-me mais capaz, consciente e habilitada para servir na construção de uma sociedade mais justa e equitativa, que respeite efetivamente os Direitos Humanos.