Pós-Graduação em Organização e Gestão no Futebol Profissional

PLANO DE ESTUDOS

Descrição do Programa

V edição - 2020/2021

A Liga Portugal, dando seguimento ao seu propósito de profissionalização das estruturas das Sociedades Desportivas, lançou em 2016-17, numa iniciativa inédita, o 1º curso de Pós-Graduação direcionado para o futebol profissional, decorrendo de uma parceria entre a Liga Portugal e a Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica.

Resultado da grande afluência e sucesso da primeira edição, foram lançados os 2º, 3º e 4º cursos de Pós-Graduação em Organização e Gestão no Futebol Profissional, mantendo a prestigiante parceria com a Universidade Católica.

Esta formação, que conta com um corpo docente de notoriedade da Universidade Católica e convidados de renome ligados ao futebol profissional, visa abranger os mais diversos temas, proporcionando uma graduação ímpar nas temáticas mais diversas no que respeita às competições profissionais: Organização das Competições Profissionais, Marketing e Comunicação, Enquadramento Jurídico, Gestão e Contabilidade das Sociedades Desportivas.

O programa de Pós-Graduação em Organização e Gestão no Futebol Profissional permite obter num ano letivo conhecimentos ímpares no que respeita às competições profissionais.

O programa de Pós-Graduação permite ao formando adquirir uma visão única da organização dos campeonatos profissionais de futebol, o domínio dos quadros e instrumentos jurídicos fundamentais e a interdisciplinaridade da gestão associada à competição e às sociedades desportivas.

A parceria entre a Liga Portugal e a Universidade Católica permitirá ao estudante a obtenção de um knowhow que nenhuma outra entidade ou universidade poderá facultar.

Destinatários

Esta formação destina-se a colaboradores de Sociedades Desportivas que pretendam desenvolver as suas competências e capacidade de planeamento e estruturação das operações profissionais; colaboradores e parceiros da Liga Portugal que pretendam adquirir conhecimentos técnicos à altura dos desafios que se colocam às organizações do futebol; estudantes que queiram descobrir o mercado de trabalho das Sociedades Desportivas; jornalistas que queiram conhecer a realidade das competições profissionais de futebol.

Modelo de Avaliação e Creditação

Certificado de Pós-Graduação da UCP será conferido aos Licenciados submetidos a exame final, desde que com frequência a 80% aulas de cada módulo.
Certificado de Formação Avançada será atribuído aos não licenciados,  submetidos a exame final, desde que tenham frequência a 80% das aulas de cada módulo.

Gabinete de Estudos Avançados e Formação

E-mail:formacao.avancada@porto.ucp.pt
Tel.: 22 619 62 02/43

Testemunho

João Gayo

Advogado
Participar, frequentar e concluir o curso de Pós-Graduação em Organização e Gestão no Futebol Profissional foi uma experiência bastante estimulante.