Rosa Lina Rocha
E-mail: sa.direito.porto@ucp.pt
Tel.: 939 030 046 / 930 589 089 / 938 560 922
A Faculdade está atenta às necessidades do mercado global, especialmente à componente interdisciplinar da formação. No sentido de alargar horizontes aos nossos estudantes, convidamos professores e especialistas estrangeiros para lecionar disciplinas e seminários.
Existe possibilidade de mobilidade internacional de estudos, em regra por um semestre, com as seguintes universidades parceiras:
A Escola de Direito está fortemente empenhada em proporcionar aos seus estudantes a formação abrangente e qualificadora que resulta de experiências de mobilidade internacional. Neste contexto, incentiva e promove a realização de várias modalidades de estágios internacionais, em função dos objetivos e do perfil do estudante, enquadrados no âmbito do Programa Erasmus+, Mobilidade Livre ou do Programa de Estágios Curriculares no Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Os estudantes que realizem estes estágios poderão beneficiar, para o efeito, de uma bolsa Erasmus+, se o estágio for realizado em país abrangido por este programa (v.g., Estados-Membros da União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega, Macedónia, Turquia), assim como de uma eventual redução das propinas durante o período de mobilidade.
O reconhecimento destes estágios decorre de inscrição em suplemento ao diploma, quando não lhes for reconhecido valor curricular. Todos os estudantes inscritos no 2.º ciclo da Escola de Direito podem candidatar-se às seguintes modalidades de estágios internacionais:
Mobilidade de estudantes para as representações diplomáticas portuguesas (embaixadas, missões, consulados do Programa de Estágios Curriculares no Ministério dos Negócios Estrangeiros), podendo beneficiar de uma bolsa Erasmus+.
Mobilidade dirigida à investigação para a dissertação de mestrado, a realizar após o término da parte letiva, numa instituição de ensino superior, com a duração mínima de 2 meses e máxima de 5 meses, podendo beneficiar de uma bolsa Erasmus+.
Mobilidade de recém-graduados para realização de estágio em contexto profissional diversificado, com a duração mínima de 2 meses e máxima de 12 meses, a realizar após a conclusão do mestrado, podendo beneficiar de uma bolsa Erasmus+.
Mobilidade de estudantes em contexto profissional ou universitário, com a duração mínima de 2 meses e máxima de 3 meses, podendo beneficiar de uma bolsa Erasmus+.
Para mais informações, contacte o Doutor Pedro Freitas - coordenador da Internacionalização.