Estudantes da Licenciatura em Direito que tenham completado pelo menos 180 dos 240 ECTS necessários para a conclusão do 1º ciclo de estudos;
Estudantes do Mestrado em Direito, desde que tenham licenciatura em Direito.
2. Que tipo de atividades os alunos podem realizar?
Poderão realizar diversas atividades, tais como:
Ações de formação e informação materializadas em apresentações, seminários, workshops, conferências, simulações, entre outras alinhadas com os objetivos da CJP.
Preparação de documentos como respostas jurídicas a perguntas simples e breves, elaboração de relatórios e criação de guias informativos de direitos e deveres.
Elaboração de materiais de formação que sirvam para a aprendizagem da metodologia de ensino jurídico clínico.
Participação em organismos internacionais de defesa dos direitos humanos ou em fóruns relacionados com os objetivos da CJP.
Qualquer outra atividade que vá ao encontro dos objetivos da CJP.
3. Quem supervisiona os estudantes na CJP?
A supervisão dos estudantes é assegurada por tutores, sejam eles docentes da Faculdade de Direito, Escola do Porto, ou profissionais do Direito que colaborem com a CJP. A sua função é garantir uma orientação eficaz dos estudantes e a qualidade das atividades desenvolvidas.
4. Quais são as responsabilidades dos estudantes?
Os estudantes selecionados devem assistir às sessões de preparação, seguir as diretrizes dos tutores, respeitar a confidencialidade, abster-se de recomendar profissionais específicos, e cumprir outras obrigações éticas.
5. Prazos
As candidaturas para a CJP decorrem até 4 de outubro. Certifique-se que submete a sua candidatura dentro do prazo estipulado.