A inauguração online da XIII edição da Pós-Graduação em Negociação, Mediação e Resolução de Conflitos foi marcada pelo crescente interesse por mediadores nos sistemas judiciais públicos e na Resolução de Disputas Online (ODR). Contando com a participação especial de Zbynek Loebl e de Lídia Jacob, o encontro destacou o papel crucial da Mediação para assegurar uma justiça menos dispendiosa, mais ágil e eficaz.
“A melhor garantia da mediação passa pela certificação”, enfatizou Lídia Jacob, Diretora-Geral da Direção-Geral da Política de Justiça, apresentando a expansão notável de Julgados de Paz, com um total de 27 em Portugal. “A Mediação é de uma grande relevância para esta sede”. “Acredito e considero que é um meio fundamental para os cidadãos”.
A expansão de Julgados de Paz no país coincide com o fenómeno das plataformas de Resolução de Disputas Online (ODR) em Portugal e em todo o mundo, evidenciando a crescente demanda por profissionais qualificados no mercado digital de trabalho. Zbynek Loebl, especialista na resolução de litígios em linha, ressaltou a importância da participação ativa dos mediadores no desenvolvimento de padrões, esquemas e especificações de ODR integrados com Inteligência Artificial, para garantir a integridade do processo de mediação.
Perante este cenário jurídico da mediação, a Faculdade de Direito, em parceria com o ICMFL, reforçou o compromisso em manter-se na vanguarda do ensino da mediação de conflitos, seguindo padrões internacionais de qualidade e ética, acreditando que a mediação desempenha um papel fundamental na promoção de uma justiça mais acessível, eficiente e ágil em Portugal.