Clínica Juridica do Porto - CJP

Imagem da Clínica Juridica do Porto - CJP

SOBRE

A Faculdade de Direito acaba de lançar a "Clínica Jurídica do Porto", um programa pedagógico inovador que tenciona incluir a responsabilidade social na formação dos estudantes de Direito. Inspirado nas metodologias de ensino de conceituadas universidades americanas e europeias, esta iniciativa pretende proporcionar aos estudantes a oportunidade de aplicar os seus conhecimentos em contextos reais.

De acordo com Manuel Fontaine, diretor da Escola do Porto da Faculdade de Direito “será uma oportunidade para os nossos estudantes lidarem no terreno com temas sociais relevantes, como a discriminação dos mais vulneráveis, a imigração, o tratamento dos idosos, entre outras tantas situações. Estou confiante de que esta iniciativa será um marco no Ensino Superior. Para além de uma inovação pedagógica, é uma expressão tangível do compromisso da Faculdade em formar profissionais socialmente responsáveis”.

OBJETIVOS

A CJP tem como objetivo promover uma aprendizagem ativa e prática na formação dos estudantes da Faculdade de Direito, capacitando-os com competências extra-jurídicas, ao mesmo tempo que estimula o conhecimento e a consciência social com valores éticos e compromisso comunitário.

A CJP pretende também promover a colaboração entre a Faculdade e entidades do terceiro setor, ONGs, instituições universitárias com objetivos afins, bem como com outras entidades e organismos dedicados a causas de interesse social. Neste contexto, pretende-se impulsionar a transferência de conhecimento e concretizar a responsabilidade social da Faculdade de Direito, contribuindo ativamente para a comunidade e o progresso social. Cabe também à CJP fomentar uma cooperação entre a Faculdade e os profissionais do Direito, estabelecendo parcerias estratégicas com entidades jurídicas.