Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos

Direitos Humanos

Contactos

Gabinete de Estudos Avançados e Formação

E-mail:formacao.avancada@porto.ucp.pt
Tel.: 22 619 62 02/43 

Mais Informação

PLANO DE ESTUDOS

 
Modalidade de Funcionamento e Horário


Está prevista a abertura de duas turmas, que decorrerão nas modalidades e horários a seguir referidos:

Turma 1 - decorrerá na modalidade de ensino combinado (blended learning), conjugando aulas em regime presencial e online. As aulas online decorrerão às sextas-feiras, das 18h às 22h, e as aulas presenciais decorrerão aos sábados, das 9h às 13h.

Turma 2 – decorrerá integralmente na modalidade online, às sextas-feiras das 18h às 22h e aos sábados das 14h às 18h.

As aulas online, que decorrem à sexta-feira, serão lecionadas em simultâneo para as turmas 1 e 2.

A abertura das turmas está dependente de um número mínimo de inscritos.
Os candidatos deverão indicar, em formulário a disponibilizar para o efeito, a ordem de preferência da turma em que se pretendem inscrever. A atribuição de turma será em função do número de ordem de entrada da candidatura, da preferência indicada, bem como do número mínimo de inscritos exigido para a abertura da turma.


Duração do programa

150 horas - decorre entre os meses de outubro de 2020 e abril de 2021.

Descrição do Programa

III Edição 2020/2021

A Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos é a primeira formação interdisciplinar oferecida em Portugal no âmbito da teoria e da prática dos direitos humanos. Esta pós-graduação é uma iniciativa conjunta da Faculdade de Direito, da Faculdade de Educação e Psicologia e da Área Transversal de Economia Social da Universidade Católica Portuguesa.

Assim, reúne contributos das áreas do Direito, da Educação, da Economia Social e da Psicologia no que concerne à proteção e promoção dos direitos humanos, nos panoramas nacional e internacional.

Através desta interdisciplinaridade, torna-se possível abarcar, para cada uma das grandes temáticas abordadas (dignidade; vulnerabilidade; solidariedade; diversidade), a sua compreensão teórica, mas também a sua aplicabilidade prática na área dos direitos humanos, procurando aliar o ‘saber ser’ ao ‘saber fazer’.

Neste sentido, será proporcionado aos alunos o contacto com profissionais do terreno, a aquisição de conteúdos que lhes permitirão o domínio de princípios e ferramentas de conceção e gestão de projetos, e apoio tutorial para que possam desenhar e desenvolver os seus próprios projetos.

Esta formação destina-se a pessoas com licenciatura/graduação em qualquer área científica.

Modelo pedagógico

A abordagem interdisciplinar é transversal a todo o plano curricular, com cada um dos quatro módulos a reunir contributos do Direito, da Educação, da Psicologia e da Economia Social. As aulas serão lecionadas em formato presencial e/ou online, por académicos e especialistas, mas também por profissionais de organizações governamentais e não-governamentais parceiras da presente Pós-Graduação, garantindo uma aprendizagem suportada na e pela ação em contexto real.

Modelo de avaliação e creditação

A avaliação compreende a realização de quatro ensaios individuais e de um trabalho de projeto final. A classificação final da pós-graduação será constituída pelos seguintes elementos:

  • Média das classificações específicas das quatro primeiras unidades curriculares ponderada pelas respetivas unidades de crédito (ECTS);
     
  • Classificação do trabalho da quinta unidade curricular.

As ponderações da média das classificações específicas das unidades curriculares e do trabalho final serão respetivamente de 60% e de 40%.

O curso confere 20 ECTS, sendo atribuído um certificado de pós-graduação a quem tiver aproveitamento (igual ou superior a 10 valores) nos cinco módulos que compõem o plano curricular e cumprir os critérios de assiduidade do curso.

Contactos

Gabinete de Estudos Avançados e Formação

E-mail:formacao.avancada@porto.ucp.pt
Tel.: 22 619 62 02/43 

Testemunho

André Maia

Alumni
Graças ao corpo docente obtive conhecimentos indispensáveis para com o meu desenvolvimento académico e profissional. O sentimento é de elevada gratidão, respeito, amor e humildade.