Dia Aberto no Digital em Direito: Primeira Edição reúne mais de cem participantes

Terça-feira, Julho 14, 2020 - 09:58

O primeiro Dia Aberto no Digital, organizado pela Escola do Porto da Faculdade de Direito, realizou-se no dia 29 de abril ao final do dia. Através da plataforma Zoom, foi possível reunir mais de cem jovens interessados em saber mais sobre a área do Direito e a Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

Taxas de empregabilidade atraem candidatos

Manuel Fontaine, diretor da Escola do Porto da Faculdade de Direito, inaugurou o evento digital, agradecendo a presença de todos. Depois de dar a conhecer vários aspetos que diferenciam a Escola de Direito, sublinhou a questão da empregabilidade: os valores de taxa de emprego são superiores a 90% e mais de 70% dos licenciados obtém colocação ao fim de dois meses, pelo que “não precisam de esperar muito para concretizar os vossos sonhos”.

Ensino individual e personificado

A segunda intervenção foi feita pela coordenadora da licenciatura em Direito, Marta Portocarrero. Além de ter referido várias particularidades da licenciatura, debruçou-se também na personalização do ensino, muito focada no “investimento no aluno” e na “proximidade do aluno com o professor”.

Formação singular em Portugal

O coordenador da dupla licenciatura em Direito e Gestão, Agostinho Guedes, focou a sua intervenção na singularidade que esta oferta formativa possui: “A nossa escola é a única, em todo o país, que tem esta formação. O que significa que esses alunos vão ter uma diferenciação única relativamente a outros licenciados em Direito”.

Depoimento de alunos comprova a qualidade do ensino

Durante a segunda parte, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir o testemunho de três alunos da Escola do Porto da Faculdade de Direito.

Ana Sofia Silveira, aluna finalista da Licenciatura em Direito, partilhou a sua experiência positiva no programa ADN Jurista, reforçando o lado prático do projeto: “Aprendemos a escrever requerimentos, memorandos, emails formais, atas, reuniões. Também aprendemos a elaborar o curriculum e a preparar uma entrevista de emprego”.

Tiago Morgado, aluno do 2º ano da Licenciatura em Direito, conversou com os alunos sobre a interação que existe entre alunos e docentes, considerando esse aspeto “um combate ao anonimato” muito relevante que se traduz na memorização dos nomes dos alunos e a vontade de conhecer os objetivos profissionais de cada um: “Conseguimos, através do contacto com os professores, perceber que via profissional queremos seguir no futuro”.

Já Tomás Carneiro, aluno do 4º ano da Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão, expôs os métodos de ensino, sublinhando a “proximidade e preocupação com o processo de aprendizagem”. Como exemplo, Tomás referiu que as turmas são pequenas e durante as aulas o professor tem o cuidado de perceber se a matéria é bem assimilada pelos alunos.

Com uma segunda edição em mente, o contacto com os alunos presentes neste evento irá prolongar-se. Através de um grupo privado no Facebook, haverá a oportunidade de apresentar dúvidas relacionadas com a Faculdade e a sua oferta formativa.

As candidaturas encontram-se encerradas.