Programa de Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão

E-mail: alourenco@porto.ucp.pt
Tel.: 22 619 62 00

Descrição do Programa

O programa de Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão permite obter em 5 anos dois graus de licenciatura em áreas diferentes mas complementares: uma Licenciatura em Direito e uma Licenciatura em Gestão. É um programa que resulta da parceria entre duas escolas de referência da Católica Porto: a Faculdade de Direito e a Católica Porto Business School.

O Programa de Dupla Licenciatura em Direito e Gestão resulta da complementaridade entre estas duas áreas. Ao longo do seu percurso, o aluno adquire não só conhecimentos técnicos de Direito e de Gestão que o habilitam ao exercício de profissões nestes dois domínios, mas também métodos de trabalho e competências que lhe permitem, ao longo da vida, gerir as diferentes etapas da sua orientação vocacional. O aluno que conclui o Programa de Dupla Licenciatura em Direito e Gestão é um aluno que apreende e domina a linguagem do Direito e da Gestão, apto a integrar equipas multidisciplinares em contextos profissionais diversos, curioso e motivado para analisar e propor soluções para questões complexas. No mundo atual, este é um perfil de grande valor em qualquer organização.

Ana Lourenço, coordenadora de Gestão da Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão

O programa de Dupla Licenciatura em Direito e Gestão permite ao aluno obter duas licenciaturas, uma em Direito e outra em Gestão, ficando, portanto, legalmente habilitado a exercer as mesmas profissões que qualquer outro licenciado em cada uma daquelas áreas.
Apesar de o programa durar cinco anos (e não os sete anos que demoraria a completar as duas licenciaturas em sequência), o plano de estudos contém todas as cadeiras obrigatórias do curso de Direito, com os mesmos conteúdos, os mesmos docentes e a mesma avaliação, além de outras cadeiras desenhadas especificamente para este programa.
Embora exigente, o programa está ao alcance de qualquer aluno que chegue ao ensino superior empenhado em investir na sua formação académica.

Agostinho Guedes, coordenador de Direito da Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão

A Dupla Licenciatura permite ao licenciado em Direito adquirir visão de negócio e sensibilidade para o mundo organizacional, potenciando a sua capacidade para trabalhar em equipas multidisciplinares, em que são exigidos o conhecimento, a sensibilidade e a articulação das duas áreas.

Por sua vez, a Dupla Licenciatura prepara o licenciado em Gestão para o domínio dos quadros e instrumentos jurídicos fundamentais e para a consideração da natureza interdisciplinar dos desafios que se colocam às organizações, promovendo uma visão integrada da realidade.

A língua de lecionação predominante é a portuguesa, existindo algumas unidades curriculares lecionadas em inglês. A língua inglesa tem uma importância crescente no mundo dos negócios, sendo, já hoje, um requisito essencial para qualquer profissional das áreas do Direito e da Gestão.

Por outro lado, um dos objetivos do programa de Dupla Licenciatura em Direito e Gestão é formar profissionais habilitados a trabalhar, não apenas em Portugal (ou nos países de língua oficial portuguesa), mas também em qualquer outra parte do mundo e, nesse sentido, o investimento que a Universidade Católica tem feito no ensino em inglês está em consonância com as expectativas do mercado de trabalho. Assim, cada aluno fica obrigado, ao longo de todo o Programa da Dupla Licenciatura, à frequência de (e aprovação em) três unidades curriculares lecionadas em inglês, designadamente: English for Law and Business, Public International Law e Organization Theory and Business Policy. Para além destas, outras disciplinas poderão ser lecionadas em inglês.

Estas licenciaturas foram acreditadas pela A3ES-Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior em 15 de janeiro de 2016 e em 10 de setembro de 2015, com as referências ACEF/1213/16202 e NCE/14/02231, respetivamente.

Coordenação Pedagógico-Científica da Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão

Agostinho Guedes

E-mail: aguedes@porto.ucp.pt
Tel.: 22 619 62 00

Ana Lourenço

E-mail: alourenco@porto.ucp.pt
Tel.: 22 619 62 00

Testemunho

Carlos Osário de Castro

Advogado
​Versatilidade, integridade, espírito crítico, capacidade de sacrifício, abertura ao mundo, cultura, criatividade e inteligência emocional, capacidade de trabalhar bem em equipa, são estas as características que espero dos licenciados em Direito e em Gestão pela Católica Porto.