Licenciatura

Programa de Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão

Contactos

Coordenação Pedagógico-Científica da Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão

Marta Portocarrero

E-mail: mportocarrero@ucp.pt 

Luisa Anacoreta

E-mail: lanacoreta@ucp.pt

Mais Informação

BROCHURA

TESTEMUNHOS

Candidaturas

As candidaturas encontram-se encerradas.

CALENDÁRIO ESCOLAR 2021/2022

Descrição do Programa

O programa de Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão permite obter em 5 anos dois graus de licenciatura em áreas diferentes mas complementares: uma Licenciatura em Direito e uma Licenciatura em Gestão. É um programa que resulta da parceria entre duas escolas de referência da Católica Porto: a Faculdade de Direito e a Católica Porto Business School.

A conclusão do Programa de Dupla Licenciatura em Direito e Gestão permite ao aluno frequentar em simultâneo duas licenciaturas distinta, que se complementam. No final do Programa, o aluno ficará com uma licenciatura em Direito e, também, com uma licenciatura em Gestão. Cada uma das licenciaturas segue as regras e requisitos científicos e pedagógicos impostos, respetivamente, pela Escola de Direito do Porto da Universidade Católica Portuguesa e pela Católica Porto Business School. Tal permite-lhe o acesso às ordens profissionais e à vida empresarial com um grau de maturidade e conhecimento, e com uma visão multidisciplinar, que em muito potenciará o seu futuro.
O aluno que conclui o Programa de Dupla Licenciatura em Direito e Gestão é um aluno que apreende e domina quer a linguagem do Direito, quer a linguagem da Gestão, apto a integrar equipas multidisciplinares em contextos profissionais diversos, curioso e motivado para analisar e propor soluções para questões complexas. No mundo atual, este é um perfil de grande valor em qualquer organização.

Luisa Anacoreta - Coordenadora de Gestão da Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão

A Dupla Licenciatura permite ao licenciado em Direito adquirir visão de negócio e sensibilidade para o mundo organizacional, potenciando a sua capacidade para trabalhar em equipas multidisciplinares, em que são exigidos o conhecimento, a sensibilidade e a articulação das duas áreas.

Por sua vez, a Dupla Licenciatura prepara o licenciado em Gestão para o domínio dos quadros e instrumentos jurídicos fundamentais e para a consideração da natureza interdisciplinar dos desafios que se colocam às organizações, promovendo uma visão integrada da realidade.

A língua de lecionação predominante é a portuguesa, existindo algumas unidades curriculares lecionadas em inglês. A língua inglesa tem uma importância crescente no mundo dos negócios, sendo, já hoje, um requisito essencial para qualquer profissional das áreas do Direito e da Gestão.

Por outro lado, um dos objetivos do programa de Dupla Licenciatura em Direito e Gestão é formar profissionais habilitados a trabalhar, não apenas em Portugal (ou nos países de língua oficial portuguesa), mas também em qualquer outra parte do mundo e, nesse sentido, o investimento que a Universidade Católica tem feito no ensino em inglês está em consonância com as expectativas do mercado de trabalho. Assim, cada aluno fica obrigado, ao longo de todo o Programa da Dupla Licenciatura, à frequência de (e aprovação em) três unidades curriculares lecionadas em inglês, designadamente: English for Law and Business, Public International Law e Organization Theory and Business Policy. Para além destas, outras disciplinas poderão ser lecionadas em inglês.

Estas licenciaturas foram acreditadas pela A3ES-Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior em 15 de janeiro de 2016 e em 10 de setembro de 2015, com as referências ACEF/1213/16202 e NCE/14/02231, respetivamente.

Contactos

Coordenação Pedagógico-Científica da Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão

Marta Portocarrero

E-mail: mportocarrero@ucp.pt 

Luisa Anacoreta

E-mail: lanacoreta@ucp.pt

Testemunho

António Lobo Xavier

Advogado
Estou convencido de que, com esta formação, teremos profissionais mais aptos.