Imagem de apresentação do evento

O momento atual caracteriza-se pela ocorrência de transformações diversas, a uma velocidade vertiginosa, em inúmeros planos – ambiental, tecnológico, político-social – e com inegável impacto no mundo do trabalho. É com este pano de fundo que terá lugar, nos dias 8, 9 e 10 de maio de 2025, o IX Congresso Ibero-Americano e Europeu de Direito do Trabalho e da Segurança Social.

O evento, coorganizado pela Universidad La Gran Colombia, de Bogotá, e pela Escola do Porto da Universidade Católica Portuguesa, a par com o Centro de Estudos e de Investigação em Direito, realizar-se-á nas instalações desta última, mas comporta a possibilidade de participação e assistência à distância, em formato online.

O Congresso visa, eminentemente, alimentar e enriquecer o debate de alguns dos temas mais candentes suscitados pela torrente de transformações que atravessamos.

Assim, contará com painéis – compostos por apresentações dos preletores, comentário às mesmas e debate – subordinados aos seguintes temas:

  1. Tendências das Reformas Laborais e da Segurança Social  
  2. Riscos Psicossociais e Saúde Mental
  3. A Convenção n.º 190 da OIT
  4. Oportunidades e Desafios da IA no Mundo do Trabalho 
  5. Correntes Migratórias: Aspetos Socioeconómicos e Políticos 
  6. As Mudanças Demográficas e a sua Repercussão na Empregabilidade 
  7. Direito à Greve: um Direito Fundamental no Contexto Internacional? 
  8. Dever de Diligência das Empresas em Matéria de Sustentabilidade
Não obstante a centralidade destes tópicos, esta edição do Congresso Ibero-Americano e Europeu de Direito do Trabalho e da Segurança Social, em harmonia com o seu propósito de apoiar a investigação científica, contará, uma vez mais, com um momento dedicado a apresentações de tema livre, situado em qualquer área do Direito do Trabalho e da Segurança Social. Docentes e investigadores poderão, assim, partilhar o produto dos seus estudos, sendo expectável a publicação dos trabalhos selecionados.