Novas gerações de Juristas viradas para digitalização, “mais tecnológicas” e atentas à formação extracurricular

Terça-feira, November 29, 2022 - 12:34


No decorrer do evento de empregabilidade que juntou mais de 20 sociedades de advogados, o RUMO – especial Advocacia, os estudantes tiveram oportunidade de estar mais próximos do mercado de trabalho.

Quando questionadas sobre quais os valores das novas gerações de juristas, as sociedades de advogados realçaram diferentes aspetos:

“Acho que são pessoas com um conhecimento transversal maior. Tiveram contacto com mais culturas, viajaram mais do que há 30/40 anos e estão mais viradas para a digitalização e para as novas áreas do direito: financeiro, concorrência, relação com os mercados financeiros, ambiental. São gerações mais interessadas nas novas áreas, e não tanto nas áreas clássicas” – Dr. João Pedro Guedes, Advogado Associado na Pinto Ribeiro Advogados.

“Atentos os perfis de candidatos que nos têm procurado, somos do entendimento de que as novas gerações de futuros juristas podem ser definidas como tendencialmente mais tecnológicas, com mais sentido de self development, mais confiantes, menos resistentes à mudança, mais preocupados com a sustentabilidade e, cada vez mais, cientes da importância do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional” – Dr.ª Catarina Azevedo Fernandes, Associada na Gama Lobo Xavier, Luis Teixeira e Melo e Associados.

“As novas gerações têm muita preocupação com as atividades curriculares: desde o voluntariado à aquisição de competências ao nível linguístico, ou mesmo seminários que trabalhem a oratória” - Dr.ª Mónica Santos Costa, Advogada na Vieira Rocha Advogados.