A Faculdade de Direito voltou a receber o Rumo Especial Advocacia, um evento anual que promove o encontro entre os estudantes, alumni e representantes de escritórios e sociedades de advogados. Este ano participaram 30 entidades que trouxeram ao campus várias oportunidades ligadas ao mundo da advocacia.
Apresentando uma vasta gama de estágios curriculares, estágios de acesso à Ordem e até ofertas de emprego, a variedade dos stands refletiu a diversidade de áreas de especialização por explorar. Por sua vez, a “Hora do Sócio” permitiu aos participantes compreender de perto as exigências do mercado de trabalho, as perspetivas de crescimento e os desafios específicos da advocacia através da experiência dos sócios. Já a presença de alguns alumni nos stands reforçou o vínculo entre diferentes gerações de estudantes e diplomados, criando um ambiente de proximidade e de inspiração, sublinhando a importância da Faculdade como verdadeiro elo entre os envolvidos.
O evento encerrou com um painel dedicado ao Regulamento Europeu de Inteligência Artificial recentemente implementado na União Europeia. O painel contou com a participação de Bárbara Lencastre, advogada na IBM/Softinsa e alumna da Escola de Lisboa; de Carlos Coelho, diretor de Inovação e Conhecimento na Morais Leitão, e de Nuno Sousa e Silva, docente da Faculdade e investigador neste domínio. A moderação esteve a cargo do Diretor da Faculdade, Manuel Fontaine Campos.
Durante o debate, foram discutidos os impactos da IA no setor jurídico na análise de processos e/ou contratos nas mais diversas dimensões, incluindo nos processos de recrutamento e nos possíveis vieses que tal acarreta. A consolidar-se pelo mundo fora, foi consensual nesta sessão que esta legislação vem desempenhar um papel crucial para equilibrar os riscos e benefícios desta tecnologia emergente.
Estiveram presentes nesta edição as seguintes entidades: Abreu Advogados; AdC Advogados; Andreia Lima Carneiro e Associados; Antas da Cunha Ecija e Associados; Caiado Guerreiro; Cavaleiro & Associados; Cerejeira Namora, Marinho Falcão; CMS Portugal; CRS Advogados; Cuatrecasas; Dower CMNS; Eversheds Sutherland; Garrigues; GFDL Advogados; Linklaters; Miranda & Associados; Morais Leitão Soares da Silva e Associados; Nuno Fonseca Alves, Fabiana Azevedo & Associados; PA Advogados; Pérez-Llorca; Pinto Ribeiro Advogados; PLMJ Advogados; Raposo, Sá Miranda & Associados; PwC Legal; SRS Legal; TELLES; Uría Menéndez; Vieira de Almeida; Vieira Rocha Advogados; Yolanda Busse; Oehen Mendes e Associados.