"Somos lugar de encontro": Já arrancou a campanha solidária de Natal da Católica

Segunda-feira, December 4, 2023 - 09:37

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) lança mais uma edição da campanha solidária de Natal, desta vez sob o mote “Somos lugar de encontro!”. Este lema é inspirado pelas palavras de Sua Santidade, o Papa Francisco, aquando da sua visita à Universidade no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, em agosto.

Mais uma vez, a Católica reúne as comunidades dos quatro campi (Lisboa, Porto, Braga e Viseu), com o objetivo de apoiar 28 instituições de solidariedade através da recolha de bens, ações de voluntariado para colaboradores e estudantes, entre outras, até ao dia 15 de dezembro.

A data escolhida para o início desta campanha está associada ao movimento global Giving Tuesday, que tem como objetivo inspirar a generosidade em todo o mundo, promovendo um dia por ano em que todos são convidados a agir.

No Porto, serão recolhidos até 15 de dezembro bens alimentares para a construção de cabazes para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade social e decorrerá de 1 a 3 de dezembro a Campanha do Banco Alimentar Contra a Fome. Terá, também, lugar, no campus do Porto, um Mercado Solidário para venda de produtos feitos por instituições parceiras da CASP - Somos Nós e Obra ABC – e decorrerá, a 4 de dezembro, o 2º Bingo D' eficiência solidário com as instituições parceiras da área Ser + Especial (APPACDM- Porto e Somos Nós). Para toda a comunidade interna será promovida uma ação de voluntariado - “Mãos na terra: por um Campus mais sustentável”.

Em Lisboa, serão desenvolvidas várias atividades solidárias como por exemplo a visita de um grupo de 27 crianças e jovens da Associação Santa Teresa à Universidade, a 2.ª Edição do Mercado Solidário de Natal – com instituições parceiras do Projeto VIDA – Voluntariado na Católica, campanhas de recolha de bens pelas várias Associações de Estudantes e iniciativas de voluntariado para estudantes e colaboradores.

Em Viseu, e em parceria com a Associação Ready to Help, está planeada uma campanha que envolve estudantes, docentes e colaboradores, a decorrer nas instalações da UCP, em locais próprios, que visa a recolha de roupas e alimentos não perecíveis, para apoiar instituições de solidariedade social da cidade de Viseu e cerca de 100 famílias carenciadas.

Em Braga, entre outras iniciativas, destaca-se um Concerto Solidário, no dia 14 de dezembro, pelo Padre Duarte Rosado, sj. A entrada é gratuita e cada participante pode contribuir conforme desejar, depositando a sua doação em mealheiros disponíveis. As receitas reverterão a favor da organização “Virar a Página” que trabalha com a população sem-abrigo nesta cidade.

Jul
Jul