Mestres da Faculdade de Direito distinguidos em cerimónia de entrega de diplomas

Segunda-feira, December 11, 2023 - 12:58

Com o objetivo de reconhecer anualmente o mérito dos alunos de Direito do 2.º Ciclo de estudos do ano letivo transacto, a Faculdade de Direito comemora solenemente esta distinção, premiando os que obtêm melhores resultados. Henrique Varino da Silva, Lourenço Costa do Vale e Vasconcelos Quintão e Diana Ferreira de Matos Coelho foram os mestres distinguidos durante a Cerimónia de Bênção e Entrega dos Diplomas de Mestrado.

Henrique Varino da Silva foi agraciado com o "Prémio Professor João Baptista Machado” pela melhor classificação na defesa da dissertação de Mestrado da Faculdade de Direito. “Ser laureado com um prêmio de cariz científico, de melhor nota da defesa de dissertação e parte curricular do Mestrado, justamente com uma investigação em Direito Civil, é uma enorme felicidade para mim. Espero, com toda a sinceridade, que esse trabalho honre, ainda que de forma muito modesta, a memória do Professor Baptista Machado, que muito fez pelo Direito português e pela Escola de Direito da Católica do Porto”.

No que diz respeito aos prémios e bolsas provenientes das instituições parceiras da Faculdade, Lourenço Costa do Vale e Vasconcelos Quintão recebeu o "Prémio Cerejeira Namora, Marinho Falcão", como reconhecimento à sua destacada dissertação em Direito Fiscal. Para o antigo aluno o prémio simboliza confiança no trabalho de investigação que realizou. “Interessa-me não só a intersecção entre as várias áreas do Direito (a visão do Direito como um todo), mas também a intersecção entre o Direito e outros campos científicos que, ao serem postos em prática, colocam diversas questões jurídicas - como é o caso da Inteligência Artificial, não só no âmbito do Direito Fiscal, como em várias outras áreas do Direito”.

Diana Ferreira de Matos Coelho, por sua vez, foi distinguida com o "Prémio Garrigues" pela melhor classificação na tese em Direito do Trabalho. De acordo com a premiada, “não se trata apenas de uma escolha de área ou de uma especialização, mas sim de um sentimento de que podemos fazer a diferença numa área pela qual somos apaixonados. Na Universidade Católica Portuguesa pude fazê-lo com o apoio de professores brilhantes, que me orientaram ao longo de todo o percurso, sem nunca me terem parado de aguçar o pensamento crítico”. 

A Faculdade de Direito celebrou com as restantes Unidades a finalização de uma etapa, reconhecendo a dedicação destes graduados ao longo do seu percurso de mestrado. Ao todo, a Faculdade entregou 113 diplomas de mestrado.

premiados-mestrados-FD

                  Diana Matos                                     Lourenço Quintão                                  Henrique Varino