Faculdade de Direito homenageia Manuel Afonso Vaz

Segunda-feira, Julho 13, 2020 - 15:29

A Faculdade de Direito da Católica no Porto promoveu, a 13 de dezembro de 2018, a conferência “Constitucionalismos e (con)temporaneidade”. A sessão marcou o arranque das comemorações dos 40 anos da Faculdade de Direito, mas também uma homenagem a Manuel Afonso Vaz – um dos primeiros professores da faculdade e que também foi Diretor da Escola do Porto.

Manuel Fontaine, atual diretor da Escola do Porto da Faculdade de Direito, durante o evento realçou “o que pretendemos foi homenagear o ilustre Professor pela sua longa e dedicada carreira ao serviço da Faculdade.”

A conferência “Constitucionalismos e (con)temporaneidade” contou com intervenções de Jorge Miranda (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa), Vieira de Andrade (da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra) e de Rui Medeiros (da Faculdade de Direito, Escola de Lisboa, da UCP).  Contou, ainda, com inúmeras intervenções de representantes institucionais, docentes e antigos alunos.

Todos destacaram o brilhante percurso académico do homenageado e a perseverança e a dedicação com que exerceu funções de docente, de diretor da Escola do Porto da Faculdade de Direito e de Presidente do Centro Regional do Porto. Refira-se que Manuel Afonso Vaz foi o primeiro doutorado pela Escola de Direito da Católica no Porto. Manuel Afonso Vaz fez parte, ainda, da Comissão para Avaliação dos Estabelecimentos do Ensino Superior do Ministério da Educação. O Professor Manuel Afonso Vaz atingiu este ano o limite de idade tendo jubilado.