Os resultados oficiais das eleições para os órgãos da Ordem dos Advogados (OA) para o triénio 2025-2027 foram divulgados, destacando-se a eleição de três docentes da Faculdade de Direito para cargos de relevo.
Paula Ponces Camanho, docente da área de Direito do Trabalho, foi eleita Vice-Presidente do Conselho Geral da OA, assumindo um papel na gestão e representação da advocacia portuguesa nos próximos três anos. O novo Bastonário, eleito com 54,58% dos votos na segunda volta das eleições, compromete-se a modernizar a profissão e a reforçar o prestígio da Ordem.
Raquel Carvalho, especialista em Direito Administrativo, foi eleita para o Conselho Superior da OA. Este órgão desempenha um papel crucial na supervisão disciplinar da classe, assegurando o cumprimento das normas éticas e deontológicas da profissão.
Para o Conselho de Supervisão, foi eleita Maria de Fátima Ribeiro, atual coordenadora do Mestrado em Direito e Gestão. O Conselho de Supervisão, tal como o próprio nome indica, vai supervisionar a atividade da OA, tendo competências disciplinares, de regulamentação do estágio e de pronúncia sobre propostas de lei.
A tomada de posse dos novos órgãos está prevista para 6 de maio.
