Xavier Rendeiro Silva Cunha, aluno do 2º ano da Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão, programa conjunto da Escola do Porto da Faculdade de Direito e da Católica Porto Business School, ganhou a Bolsa Gulbenkian Novos Talentos 2023.
Xavier Rendeiro Silva Cunha espera “poder enriquecer o seu percurso académico, intelectual e pessoal, ao ter um primeiro contacto com o mundo da investigação, aproveitando as oportunidades internacionais que a Bolsa possibilita”. E para quem se queira candidatar no futuro, acrescenta: “recomendo, naturalmente, o empenho e estudo necessários a preencher os requisitos quantitativos para a bolsa. Por outro lado, e talvez mais difícil, diria a um potencial candidato para procurar cultivar um gosto genuíno pela investigação, que nada é senão a busca do conhecimento, que deve nortear qualquer aluno, mas, em especial, qualquer bolseiro”.
Da Universidade Católica Portuguesa foram premiados no total quatro estudantes: Guilherme da Costa Pimenta, estudante da licenciatura em Gestão da Católica Porto Business School, Marta Cansado, da licenciatura em Direito da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito, e Camila Monteiro, da licenciatura de Gestão na Católica Lisbon School of Business and Economics. Os quatro alunos foram reconhecidos como estudantes excecionais pela Fundação Calouste Gulbenkian e terão a oportunidade de participar num programa imersivo de enriquecimento de talento.
A Bolsa Gulbenkian Novos Talentos pode chegar aos três mil e quinhentos euros e pretende estimular a iniciação à investigação, através de apoios ao prosseguimento dos estudos, à realização de cursos de formação avançada, participação em conferências e escolas de verão, estágios, cursos de línguas, aquisição de livros e material de laboratório, entre outros. Inclui ainda um programa integrado que envolve o acompanhamento de tutores, comissões científicas, retiros científicos e workshops.