5 sugestões para alcançar melhores resultados nos exames

Terça-feira, December 15, 2020 - 15:43

Com a época de exames a aproximar-se, propomos algumas dicas que o podem ajudar a programar as várias sessões de estudo das matérias jurídicas. O café foi excluído da lista.
 

Encontre o seu método

Para que consiga potenciar o seu estudo ao máximo, deverá encontrar a metodologia que o ajude a obter o melhor rendimento possível. Por exemplo, se tiver dificuldade em ler a matéria, talvez esteja na altura de testar outras ferramentas: já experimentou gravar a leitura dos apontamentos e ouvir diversas vezes esse áudio?
Se ainda está a tentar perceber qual é a melhor estratégia para si, marque uma sessão no programa GPS onde terá a oportunidade de encontrar um método personalizado, elaborado de acordo com as suas características individuais.
 

Defina um plano

Com o término das aulas, é normal que a rotina se altere. Caso sinta que a sua produtividade é maior durante as manhãs, aproveite esse horário para fazer o estudo das matérias lecionadas. Para alguns estudantes, o estudo acaba por ser mais proveitoso depois do jantar ou, até, de madrugada.
Caso ainda não tenha percebido qual é o horário que resulta melhor para si, inspire-se nos testemunhos dos estudantes que receberam prémios de excelência. Na verdade, o melhor plano de estudo é aquele que pode ser seguido de forma prolongada e estruturada.
 

Planeie momentos de pausa

Cinco minutos depois de folhear as primeiras páginas dos apontamentos, ouve o telemóvel a vibrar. Imediatamente vai buscá-lo e, entretanto, já passou meia hora – acabou por desperdiçar tempo que tinha programado para o seu estudo. A solução? Desconectar-se: coloque tudo o que o possa distrair longe do espaço onde estuda. Assim, estará mais focado.
Quando precisar de parar para relaxar, cronometre as pausas de forma a garantir que existe um equilíbrio entre os momentos de descontração e o tempo dedicado ao estudo.
Em pleno Estado de Emergência, é normal que sinta mais dificuldade em desanuviar uma vez que está mais tempo em casa, mas com a adoção de algumas estratégias de manutenção da rotina será mais fácil fazer a separação entre o tempo que dedica à vida académica e à sua vida particular.
 

Pratique ao máximo

O estudo das matérias jurídica implica a resolução de muitos casos práticos por isso o melhor é dedicar uma grande parte do seu estudo a essas matérias. Para além de desenvolver o seu raciocínio jurídico, acaba por perceber melhor quais são as temáticas que suscitam mais dúvidas e, assim, pedir ajuda aos docentes antecipadamente.
 

Crie metas realistas

Caso sinta que não teve a oportunidade de estudar o suficiente, pense que existem outros elementos de avaliação que o podem ajudar a conseguir uma nota mais alta e que terá sempre a oportunidade de recuperar na época de recurso.
Por isso, esteja atento ao calendário escolar e faça as suas anotações na agenda do estudante. Ainda não tem a sua? Pode levantá-la na livraria, sem qualquer custo.
 

Descubra mais métodos de estudo através do depoimento de Ana Martins, responsável pelo programa GPS, no ThemisCast.