A violência doméstica é um fenómeno relacional multifacetado, ou seja, radica nas relações de proximidade e intimidade entre os seres humanos e nessas reside a principal complexidade no seu estudo e combate.
Um dos mais delicados aspetos inerentes ao abuso realizado em relações de afetividade é, exatamente, o silêncio da vítima. Este silêncio pode dever-se a um vasto leque de causas, nomeadamente o sentido de responsabilidade pessoal, uma intenção de proteger o agressor ou o medo sentido pela vítima de ser afastada para a orla da comunidade.
A presente conferência pretende abordar esta problemática não necessariamente de uma perspetiva puramente jurídica, mas também através de uma perspetiva sociológica e psicológica. Além dos aspetos teóricos que se avançam em estilo comparado na obra 'O Crime de Violência Doméstica: Perspetivas Familiares Contemporâneas', também se pretende realizar uma análise prática dos principais problemas que atrasam a luta ao combate da violência doméstica, utilizando, para o efeito, a valiosa experiência da APAV.
04.04.2024 | 17:30 | Auditório Carvalho Guerra
A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia e à lotação do Auditório.