A Faculdade de Direito entregou a primeira edição do Prémio ADN Jurista – Cavaleiro & Associados, a partir de uma iniciativa inovadora entre este Programa e a Sociedade de Advogados, com vista a promover a investigação jurídica entre os melhores alunos do programa. No final, dos seis selecionados em fevereiro deste ano, três foram recompensados através de prémios monetários.
Marcando uma nova etapa no estímulo à investigação no 1º ciclo, Manuel Fontaine Campos, diretor da Faculdade, agradeceu à Sociedade Cavaleiro & Associados pela criação e apoio deste prémio inovador: “Este prémio tem como efeito produzir investigação; e o interessante é ser na altura da licenciatura cujos alunos não têm praticamente oportunidade de investigar desta forma tão profissional”.
João Quintela Cavaleiro, em representação da Sociedade, elogiou a iniciativa e o entusiasmo dos estudantes durante a competição citando a frase de Voltaire, “se não aceitas as mudanças do teu tempo, provavelmente não estás a aproveitar a melhor parte”, declarou louvando a excelência da Escola, dos seus alunos e de quem já por aqui passou.
Nesta competição foi atribuído o primeiro lugar a Tomás Carvalho Guerra, com o artigo “Acordos Algorítmicos: O Cenário do Digital Eye e uma Redefinição de Fronteiras do Direito da Concorrência”. Em segundo lugar ficou Inês Ribeiro, com o trabalho “A Deserdação no âmbito sucessório e a sua possível ampliação”, o terceiro lugar foi conquistado por Mafalda Cruz, autora do artigo “Desafios e oportunidades do novo Mercado Voluntário do Carbono Português”. O vencedor fez uma breve apresentação do seu artigo onde analisou a utilização dos algoritmos nos mercados atuais, destacando os desafios que representam para o Direito da Concorrência e a necessidade de redefinir as leis nesta área.
O prémio ADN Jurista – Cavaleiro & Associados, vem consolidar a parceria entre a Faculdade de Direito e a Cavaleiro & Associados, programa inovador da Escola de Direito que pretende contribuir para que os alunos possam desenvolver qualidades diferenciadoras como refletir criticamente, criatividade, espírito de iniciativa, e comunicar com clientes, pares e público em geral, sempre com um forte sentido ético.