No âmbito da Clínica Jurídica do Porto - CJP, realizaram-se duas ações de formação que abordaram o Estatuto do Cuidador Informal e o Regime do Maior Acompanhado. A primeira sessão, destinada à Associação Cuidadores, ocorreu no dia 5 de julho, e a segunda, dirigida à União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, aconteceu no dia 9 de julho.
As formações foram preparadas pelos estudantes participantes no projeto piloto da CJP, Inês Ribeiro, Paula Vieira, Tomás Carvalho Guerra e Sofia Magalhães, sob a orientação de Marta Rosas, docente da Faculdade de Direito. Os estudantes desempenharam um papel crucial na transmissão de conhecimentos e no esclarecimento de dúvidas ao grupo de cuidadores e outros interessados no tema.
Estas ações marcam a primeira apresentação pública da CJP, destacando-se como um marco importante para o programa. A CJP pretende incluir a responsabilidade social na formação dos estudantes de Direito, oferecendo-lhes a oportunidade de aplicar os seus conhecimentos em contextos reais. Inspirada nas metodologias de ensino de universidades renomadas dos Estados Unidos e da Europa, a Clínica Jurídica do Porto busca proporcionar uma experiência prática e enriquecedora aos futuros juristas