Clínica Jurídica do Porto: Faculdade de Direito e Ordem dos Advogados reforçam cooperação com Programa Pedagógico Inovador

Sexta-feira, January 12, 2024 - 15:38

A 9 de janeiro de 2024, a Escola do Porto da Faculdade de Direito e o Conselho Regional do Porto da Ordem dos Advogados formalizaram uma adenda ao protocolo de cooperação institucional já existente, no âmbito do lançamento da primeira Clínica Jurídica do Porto, que contará com o apoio da Ordem na nomeação de um representante, que acompanhará as atividades deste Programa inovador.

Inspirada nas metodologias de ensino de conceituadas universidades americanas e europeias, a Clínica Jurídica do Porto pretende proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar os seus conhecimentos em contextos reais. De acordo com Manuel Fontaine “será uma oportunidade para os nossos estudantes lidarem no terreno com temas sociais relevantes, como a discriminação dos mais vulneráveis, a imigração, o tratamento dos idosos, entre outras tantas situações.  Estou confiante de que esta iniciativa será um marco no Ensino Superior. Para além de uma inovação pedagógica, é uma expressão tangível do compromisso da Faculdade em formar profissionais socialmente responsáveis”.

Ao conceder aos alunos a oportunidade de aplicar os seus conhecimentos a casos de estudo reais, a Clínica Jurídica do Porto preparará ainda os futuros profissionais de Direito a aplicar a Lei com sensibilidade e consciência social.

Nesta cerimónia estiveram presentes Isabel Braga da Cruz, Pró-Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Jorge Barros Mendes, Presidente do Conselho Regional do Porto da Ordem dos Advogados, e Manuel Fontaine de Campos, diretor da Escola de Direito.

As inscrições e o regulamento do programa serão divulgados brevemente.

Clínica Jurídica do Porto-Imagem_Adenda