A Faculdade de Direito – Escola do Porto manifesta o seu pesar pela morte de Manuel de Pinho Ferreira que serviu o Centro Regional do Porto da Universidade Católica como docente entre 1987 e 2014. Foi professor de Direito Canónico na Faculdades de Teologia, estendendo a sua docência à Escola de Direito, e desempenhou funções de assessoria da Direção durante diversos mandatos.
Manuel de Pinho Ferreira nasceu em Santiago de Beduído, Aveiro, formou-se no Seminário Local, sendo ordenado sacerdote em 1963. Posteriormente, cursou direito canónico na Universidade Gregoriana de Roma, tendo-se doutorado na Pontifícia de Salamanca, com um trabalho sobre “A Igreja e o Estado Novo, na obra de D. António Ferreira Gomes”.
Homem de variados interesses e grande cultor de amizades, é recordado como pedagogo dedicado e inteligente por muitas gerações de discentes. A sua investigação na área do direito testemunha uma grande competência para enraizar a norma jurídica no seu fundamento numa ontologia da graça e num horizonte fundadamente humanista, com um grande sentido prudencial em que a aplicação da lei visa a reabilitação do tecido relacional entre os seres humanos.
A Universidade Católica Portuguesa agradece o longo serviço do Prof. Pinho Ferreira e ora com ele na “communio sanctorum” em que deu entrada definitiva.