Manuel Fontaine, diretor da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (UCP), deslocou-se a Timor-Leste para um conjunto de encontros que estreitam e reforçam a parceria e a colaboração entre a faculdade e este país. Manuel Fontaine visitou o Instituto de Defesa Nacional de Timor-Leste e a Universidade Católica Timorense João Paulo II (UCT), tendo, também, tido a oportunidade de se encontrar com José Ramos Horta, Presidente da República de Timor-Leste e Prémio Nobel da Paz. De acordo com Manuel Fontaine “a internacionalização é um eixo estratégico para a Faculdade de Direito e Timor-Leste tem sido um país com o qual temos vindo a reforçar laços que conduzem a uma estreita colaboração com vista ao desenvolvimento do ensino do Direito nesta geografia”.
No encontro com o reitor da Universidade Católica Timorense São João Paulo II, Frei Joel Casimiro Pinto, e com dois vice-reitores, discutiram-se possibilidades de colaboração entre a UCP e a UCT, como intercâmbio de docentes, formação de docentes timorenses na UCP, recrutamento pela UCT de recém-graduados na UCP e participação em projetos conjuntos de investigação científica.
Já na visita ao Instituto de Defesa Nacional de Timor-Leste (IDN-TL), com o Ministro da Defesa de Timor-Leste, o Contra-almirante Donaciano Gomes e com o Diretor interino do instituto, Guilherme Soares, discutiu-se o decorrer da colaboração já existente entre a Escola do Porto da Faculdade de Direito e o IDN-TL, consistente numa Pós-graduação em Estudos do Mar, que tem vindo a ser lecionada em Díli por docentes da UCP e do IDN-TL. Abordaram-se, também, novas oportunidades de colaboração formativa, com perspetiva de avançarem em 2024.
Durante o encontro com José Ramos Horta, o diretor da Escola do Porto da Faculdade de Direito teve a oportunidade de abordar todas as parcerias, objetivos e projetos que visam uma maior proximidade entre a UCP e Timor-Leste, nas suas diferentes dimensões.