Entrega dos Diplomas de Mestrado em 2022/23: “prontos para impactar positivamente o mundo!”

Terça-feira, November 28, 2023 - 08:41

São mais de 550 os diplomados de Mestrado pela Universidade Católica Portuguesa no Porto no ano letivo de 2022/23. “Hoje é apenas o início da viagem para a qual se têm vindo a preparar”, disse Margarida Mano, vice-reitora da UCP, durante a cerimónia de bênção e entrega de diplomas, um momento único de celebração e de reconhecimento de todos os novos mestres.

“Estais prontos para impactar positivamente o mundo”, afirmou a vice-reitora da UCP, “estais prontos para conduzir o leme durante a tempestade, para guiar os outros num mundo cada vez mais global, para serem uma referência de ética na ciência, nos tribunais, nas indústrias, nos hospitais e nas empresas”. Margarida Mano concluiu a sua intervenção, desafiando os estudantes: “Exorto-vos a levarem para o mundo este forte sentido de luz e resiliência!”

“Aos nossos estudantes transmitimos a visão de que cada um pode fazer a diferença”, referiu Isabel Braga da Cruz, pró-reitora do Centro Regional do Porto da UCP. “Um bom profissional é acima de tudo um bom cidadão!”, afirmou, explicando que a vontade da UCP é que os seus alunos “sejam ativos em múltiplas dimensões, como a ética, a solidariedade ou a sustentabilidade.”

Os estudantes deixam na Católica a sua marca

“Estamos certos de que, pela via do bom desempenho profissional, cada antigo estudante será no futuro o nosso melhor embaixador”, referiu Isabel Braga da Cruz. “Que o conhecimento adquirido na Católica seja um farol e que vos ilumine em cada passo das vossas vidas!”, rematou.

Miguel Mesquita, licenciado em Som e Imagem e mestre em Cinema pela Escola das Artes, representou todos os novos diplomados, num discurso marcado pela emoção e gratidão pelos seis anos que viveu na Católica. “O que a Universidade me deu foi uma perspetiva preparatória do que é a vida adulta, com tudo o que esta comporta de gratificante e de difícil”, disse também. Miguel Mesquita destacou o “forte sentido de comunidade”, “a estreita relação com os professores”, “as amizades” e “as muitas iniciativas promovidas na vida associativa”.

“Sou mais um entre os demais alunos, mais um com a sua história, com as suas experiências e memórias, mais um que ocupou esta casa, lhe deu uso e extraiu algo e ao fazê-lo talvez tenha deixado um pouco sua marca. É disto que esta Católica é feita: da soma do que cada um aqui vive e aqui deixa”, conclui.

A cerimónia de entrega de diplomas decorreu a 24 de novembro e a plateia do Auditório Ilídio Pinho estava repleta de estudantes, familiares e amigos. Marcaram, também, presença os docentes e diretores das faculdades da Universidade Católica no Porto: Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem – Porto, Faculdade de Educação e Psicologia, Escola Superior de Biotecnologia, Faculdade de Teologia, Escola do Porto da Faculdade de Direito, Católica Porto Business School e Escola das Artes.

Mãos à obra para a construção de um mundo diferente

Também D. Manuel Linda, bispo da Diocese do Porto, felicitou todos os novos mestres pelo percurso percorrido. “Temos de pôr mãos à obra para a construção de um mundo diferente”, afirmou. “É essencial o contributo de quem tem um diploma, de quem tem conhecimento, de quem recebeu uma formação humanista de base.” “Vocês são portadores de toda esta técnica humana que vos permite dar um contributo muito valioso para a construção da sociedade nova. Não o recusem”, concluiu.

Durante a cerimónia, para além da entrega dos diplomas de mestrado, decorreu, também, o momento de entrega de prémios de mérito das faculdades e das instituições parceiras: Prémio Professor João Baptista Machado, Prémio Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem – Porto, Prémio Cerejeira Namora, Marinho Falcão, em Direito Fiscal, Prémio Garrigues, Prémio Rainha Santa Isabel, Prémio Caixa Geral de Depósitos – Católica Porto Business School, Prémio Caixa Geral de Depósitos – Escola do Porto da Faculdade de Direito e Prémio Caixa Geral de Depósitos – Escola das Artes.

“Aqui e agora”, como referiu a vice-reitora Margarida Mano, começa a viagem para os mais de 550 novos mestres da Universidade Católica no Porto. A Católica é e será sempre este lugar atento e próximo que se orgulha e que acompanha de perto o percurso de todos os que por aqui passaram. A todos desejamos: Boa viagem!

Entrega dos Diplomas de Mestrado em 2022/23

Entrega dos Diplomas de Mestrado em 2022/23 - 01