Argumentação e Retórica

5 ECTS / Semestral / Português

Objetivos de Aprendizagem

  • Reconhecer a necessidade de pensar com autonomia, sem estar submetido à acomodação da opinião geral;
  • Usar a razão, no sentido de se tornar um ser humano mais consciente de si próprio e do mundo que o rodeia: formular e compreender as várias tentativas de resposta às grandes questões da humanidade;
  • Desenvolver competências de raciocínio e de argumentação, através do conhecimento e do treino do uso das regras da lógica: distinguir raciocínios válidos de raciocínios falaciosos;
  • Analisar, desconstruindo, textos e discursos;
  • Distinguir argumentação (domínio do verosímil) de demonstração (domínio do contingente), bem como persuasão de manipulação;
  • Reconhecer a relação necessário entre o orador, o discurso e o auditório;
  • Conhecer a estrutura organizativa do discurso argumentativo;
  • Discutir questões multidisciplinares, no seio de uma sociedade plural, por forma a desenvolver o raciocínio crítico, a capacidade argumentativa e a oralidade;
  • Reconhecer a glossofobia - o medo de falar em público: identificação de obstáculos e sintomas e estratégias para os ultrapassar.

Conteúdos Programáticos  

Está dividida em 5 partes:

Parte I - Introdução

  1. Desconstrução de pré-conceitos;
  2. Delimitação do âmbito e aplicação da argumentação e da retórica.

Parte II - Breve percurso histórico: da Antiguidade Grega à Contemporaneidade

Parte III 

  1. O pensamento requerido pelo discurso argumentativo;
  2. Demonstração e argumentação;
  3. Verdade e validade;
  4. Estruturação do discurso argumentativo;
  5. A arte de bem falar - recursos e técnicas;
  6. Principais falácias informais;
  7. Análise e produção de textos argumentativos (a partir dos clássicos e da sua metodologia, construir uma argumentação adequada à realidade do aluno e do Direito);
  8. Persuasão e manipulação.

Parte IV - A oralidade: métodos e técnicas do orador eloquente. Glossofobia e tentativa de a ultrapassar.

Parte V - Componente prática: aplicação dos recursos em breves apresentações e debates argumentativos (sobre temas da actualidade e/ou relativos às vivências dos alunos, enquanto discentes e enquanto pessoas) em situação de sala de aula.

Faculty

Assistente Convidado(a)
Licenciada em Filosofia em 2001, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Doutoranda em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade do…