Objetivos de Aprendizagem
- Reconhecer a necessidade de pensar com autonomia, sem estar submetido à acomodação da opinião geral;
- Usar a razão, no sentido de se tornar um ser humano mais consciente de si próprio e do mundo que o rodeia: formular e compreender as várias tentativas de resposta às grandes questões da humanidade;
- Desenvolver competências de raciocínio e de argumentação, através do conhecimento e do treino do uso das regras da lógica: distinguir raciocínios válidos de raciocínios falaciosos;
- Analisar, desconstruindo, textos e discursos;
- Distinguir argumentação (domínio do verosímil) de demonstração (domínio do contingente), bem como persuasão de manipulação;
- Reconhecer a relação necessário entre o orador, o discurso e o auditório;
- Conhecer a estrutura organizativa do discurso argumentativo;
- Discutir questões multidisciplinares, no seio de uma sociedade plural, por forma a desenvolver o raciocínio crítico, a capacidade argumentativa e a oralidade;
- Reconhecer a glossofobia - o medo de falar em público: identificação de obstáculos e sintomas e estratégias para os ultrapassar.
Conteúdos Programáticos
Está dividida em 5 partes:
Parte I - Introdução
- Desconstrução de pré-conceitos;
- Delimitação do âmbito e aplicação da argumentação e da retórica.
Parte II - Breve percurso histórico: da Antiguidade Grega à Contemporaneidade
Parte III
- O pensamento requerido pelo discurso argumentativo;
- Demonstração e argumentação;
- Verdade e validade;
- Estruturação do discurso argumentativo;
- A arte de bem falar - recursos e técnicas;
- Principais falácias informais;
- Análise e produção de textos argumentativos (a partir dos clássicos e da sua metodologia, construir uma argumentação adequada à realidade do aluno e do Direito);
- Persuasão e manipulação.
Parte IV - A oralidade: métodos e técnicas do orador eloquente. Glossofobia e tentativa de a ultrapassar.
Parte V - Componente prática: aplicação dos recursos em breves apresentações e debates argumentativos (sobre temas da actualidade e/ou relativos às vivências dos alunos, enquanto discentes e enquanto pessoas) em situação de sala de aula.