TMG Group: de Portugal para o Mundo e do Mundo para os ISP Dialogues

Quinta-feira, November 23, 2023 - 11:08

Os ISP Dialogues receberam Isabel Furtado, CEO da TMG Group, durante a conferência "From Portugal to the World" realizada a 22 de novembro. Apelidada por Isabel Braga da Cruz como “mulher do mundo”, a neta do fundador do Grupo partilhou a trajetória e os valores fundamentais que moldaram o percurso da empresa ao longo das décadas.

Isabel Furtado faz parte da terceira geração que integra a TMG Group, empresa famalicense fundada pelo avô Manuel Gonçalves, em 1937. Dando os primeiros passos enquanto fábrica de fiação e tecidos, a empresa expandiu a sua atividade com a produção de PVC nos anos 50 que lhe abriu portas à indústria automóvel ao fornecer algumas das principais marcas internacionais, Volvo e SAAB.

Enfrentando os desafios da globalização e a concorrência da China no virar do século, a TMG Group arriscou de forma inovadora na produção de interiores para automóveis. “Ainda hoje é a inovação que nos permite crescer e avançar”, salienta.

Atualmente o Grupo emprega 650 profissionais e fornece mundialmente as gigantes da indústria automóvel. Com 22% de produtos exportados para a China e com uma fatia expressiva de 68% da produção destinada à Europa, a empresa detém uma presença robusta no mercado, incluindo no de carros elétricos, tendo a Fischer e a Ineos como algumas das mais recentes marcas parceiras.

Valores e estratégias de sucesso
Isabel Furtado destacou ao longo da conferência os elementos-chave que permitem o crescimento sustentado da empresa. De acordo com a CEO, baseiam-se na transformação digital, na sustentabilidade, no cuidado com as pessoas, na gestão eficiente do cash flow e na constante vontade de adaptabilidade e inovação. Da mesma forma, partilhou com o público algumas lições que retirou ao longo da sua carreira enquanto empresária - a importância de saber trabalhar em equipa, de dar o bom exemplo aos demais, de ser determinada e de não ter medo de arriscar. “O que vocês quiserem, vocês conseguem. Lutem por isso!”.

Conquistas pessoais
Questionada sobre a sua experiência enquanto mulher no mundo industrial do automóvel, Isabel Furtado ressaltou a importância de manter sempre uma atitude profissional, mesmo que num ambiente predominantemente masculino. “Tenho muito cuidado sobre a forma como me apresento e falo”. Em relação à abordagem familiar, perante um negócio geracional, a palestrante estabelece protocolos e regras para garantir uma clara separação entre os aspetos particulares e profissionais.

A próxima conferência terá lugar no dia 29 de novembro, às 11:00 na sala Porsche, e contará com a presença de Indra McCormick , subordinada ao tema “Australia: opportunities and challenges in the Indo Pacific”.

ISP-Dialogues-Isabel-Furtado