São cerca de 600 os novos licenciados da Universidade Católica Portuguesa no Porto. Como referiu Isabel Capeloa Gil, reitora da UCP, “este momento é um marco de mudança nas vossas vidas”. “Este dia marca o início de uma fase diferente. É uma mudança rumo a novos horizontes”, conclui. A reitora felicitou os novos licenciados e citou uns versos da poeta Amanda Gorman – “There is always light, if only we’re brave to see it. If only we’re brave to be it”. “O meu desejo é que vocês sejam a luz”, disse Isabel Capeloa Gil.
Isabel Braga da Cruz, pró-reitora da Universidade Católica Portuguesa, pediu aos novos graduados que “com o que a Católica vos deu, façam mais, façam melhor, façam muito melhor”. “Espero que levem os valores que aqui cultivaram, a excelência académica, o compromisso com a verdade, o respeito pelo próximo e a vontade de contribuir para uma sociedade cada vez mais justa e humana”, afirmou.
“Que as portas escolhidas sejam as portas do bem comum”
Rodrigo Estima Ribeiro e Tomás Carvalho Guerra, licenciados da Escola Superior de Biotecnologia e da Faculdade de Direito respetivamente, representaram os novos diplomados com discursos que sublinham a gratidão à Universidade Católica e o sentimento de missão cumprida.
“Hoje partimos como profissionais preparados. Carregamos mais do que diplomas. Passamos a ser parte de um legado”, afirmou Rodrigo Estima Ribeiro. “Mostrem lá fora como os olhos de um aluno da Universidade Católica podem brilhar”, disse Tomás Carvalho Guerra.
“Que as portas escolhidas sejam as portas do bem comum”, disse Manuel Linda, bispo do Porto, na sua intervenção. O bispo desafiou os estudantes para a “construção do bem comum de forma coletiva”.
Durante a cerimónia decorreu, também, o momento de entrega de prémios de mérito das faculdades e das instituições parceiras: Prémio Escola Superior de Biotecnologia, Prémio Francisco Carvalho Guerra, Prémio Caixa Geral de Depósitos – Escola Superior de Biotecnologia, Faculdade de Educação e Psicologia, Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem, Faculdade de Direito – Escola do Porto, Faculdade de Teologia -, Bolsa D. Júlio Tavares Rebimbas, Prémio Fundação Amélia de Melo, Prémio S. Francisco de Assis e Prémio Comendador Arménio Miranda.
A cerimónia de bênção e entrega de diplomas, que decorreu nos dias 29 e 30 de novembro no Auditório Ilídio Pinho, foi um momento marcante na vida de todos os diplomados e um momento de muito orgulho para a Universidade.