Entre os dias 29 e 30 de maio, quatro docentes e oito alunos da Faculdade de Direito tiveram a oportunidade de visitar o Tribunal de Justiça da União Europeia, no Luxemburgo. A visita, realizada sob a coordenação de Sofia Oliveira Pais, Diretora do Católica Research Centre for the Future of Law, proporcionou aos participantes um contacto direto com o funcionamento da mais alta instância judicial da União Europeia e com os seus principais intervenientes.
De acordo com a docente Benedita Sequeira, a visita foi "muito interessante e enriquecedora para os estudantes, que puderam contactar não só com juízes, mas também com juristas linguistas, referendários e membros dos diferentes serviços do Tribunal Geral, bem como do Tribunal de Justiça da União. Ao longo dos dois dias de visita foram-lhes dadas a conhecer as instalações, bem como os diferentes departamentos e funções desempenhadas no Tribunal".
Foram selecionados para participar nesta visita, estudantes com conhecimentos em direito da concorrência e os melhores inscritos na unidade curricular de regulação e concorrência. Entre os alunos participantes, encontra-se João Coutinho, aluno de mestrado em Direito que está a realizar a sua dissertação na área da concorrência, Tomás Guerra, Paula Vieira, Tiago Arantes, investigadores juniores do Observatório da Aplicação do Direito da Concorrência, Ana Isabel Moreira, da licenciatura em Direito, e Diogo Mota, Frederica da Costa Nata e Paulo Romano Martinez, estudantes da Dupla Licenciatura. Dentre o corpo docente, contou-se com Sofia Oliveira Pais, Nuno Castro Marques, Benedita Sequeira e Ana Rita Henriques, para acompanhar os alunos selecionados.
Esta visita constituiu um importante estímulo para os alunos, que puderam aprofundar os seus conhecimentos sobre o direito da União Europeia e sobre o funcionamento do Tribunal de Justiça da União Europeia. De acordo com Sofia Oliveira Pais “estas iniciativas são essenciais para a formação dos nossos estudantes e até para o seu futuro profissional”.