Estudante da Faculdade de Direito é um dos vencedores do Prémio “A União Europeia na minha vida”

Sexta-feira, Março 17, 2023 - 17:00

Tomás Carvalho Guerra, estudante da Faculdade de Direito - Escola do Porto e finalista do programa ADN do Jurista, foi um dos vencedores do prémio “A União Europeia na minha vida”, no concurso do Centro de Documentação Europeia da Universidade Católica no Porto (CDE – UCP – Porto).

Tendo como propósito primordial premiar ensaios/trabalhos originais sobre a União Europeia, promovendo o estudo e a reflexão crítica do que é a União Europeia, as suas políticas, as suas atividades, os seus povos e as suas culturas, as suas memórias e as suas raízes, o concurso "A União Europeia na minha vida", destinado a estudantes universitários, provém da iniciativa conjunta dos Centros de Documentação Europeia (CDE) em Portugal com o apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal. O prémio consiste numa visita às instituições europeias em Bruxelas, a realizar em abril de 2023, na qual participarão todos os estudantes vencedores de outros Centros de Documentação Europeia em Portugal.

Tomás Carvalho Guerra concorreu com um trabalho relativo às teses de Ferdinand Tönnies, onde tentou explicar se estas se mantinham conexionadas ao status quo. “O presente concurso serviu de incentivo e motivação para escrever sobre este tópico, pelo qual me apaixonei”, explica.

Segundo o estudante, “as repercussões da aceitação da tese que defendo são inúmeras e podem se fazer sentir em diversas temáticas como, por exemplo: a construção de uma constituição europeia, a existência de um "povo europeu", a ligação entre o direito da união europeia e o direito internacional, a construção de fundamentos para um poder constituinte europeu e, acima de tudo, a reiteração de que a união europeia não é apenas um projeto económico, sendo certo, na minha perspetiva, que existe algo mais profundo e sociológico a esconder-se entre esta cooperação.”

Tomás Carvalho Guerra afirma que esta distinção representa uma “manifestação da minha paixão pela área do Direito da União Europeia”. “Este prémio fez nascer em mim uma maior segurança sobre a intenção de prosseguir o mestrado nesta área”, acrescenta.

O CDE da Universidade Católica - Porto irá entregar o prémio aos vencedores, bem como uma Menção Honrosa que os membros do júri decidiram, por unanimidade, atribuir a um dos trabalhos. A Biblioteca do Paraíso e o seu CDE agradecem e destacam o interesse e o desempenho dos estudantes da Católica no Porto neste concurso.