Escola do Porto da Faculdade de Direito distinguida pelo Conselho Regional do Porto da Ordem dos Advogados

Terça-feira, Junho 13, 2023 - 17:09

A Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa recebeu a Medalha de Reconhecimento do Conselho Regional do Porto da Ordem dos Advogados, no Palácio da Bolsa do Porto, numa cerimónia simbólica de homenagem ao Direito e à Justiça.
 

Prémio OA 2023 - entrega prémio horizontal

Depois da oração laudatória, a cargo do advogado Duarte Nuno Correia, a medalha foi entregue  por Jorge Barros Mendes - presidente do Conselho Regional do Porto da Ordem dos Advogados.

No seu discurso de agradecimento, Manuel Fontaine - diretor da Escola do Porto da Faculdade de Direito, destacou a trajetória histórica da instituição e o “papel que tem vindo a desempenhar desde que foi fundada” para a cidade e para a região.

O curso de Direito, que foi o primeiro no Norte de Portugal, teve o seu início em 1978 na cidade do Porto. Durante os últimos 45 anos, aproximadamente 5500 estudantes concluíram a licenciatura na UCP no Porto.

Manuel Fontaine reforçou ainda que a Universidade Católica Portuguesa não se limita a conceder diplomas, mas destaca-se “pela exigência académica reconhecida por todos, o que se tornou uma marca distintiva”. “Com um conhecimento rigoroso das matérias jurídicas e uma competência sólida em raciocínio jurídico, os 5500 licenciados estão preparados para ingressar nas profissões jurídicas clássicas, como advocacia, magistratura, notariado ou registos, além de outras áreas em que a formação em Direito é uma mais-valia”, reforçou Manuel Fontaine.

Para o diretor da Escola do Porto, o facto de os licenciados da instituição ocuparem posições de destaque nas diferentes profissões jurídicas reforça a confiança na qualidade da formação oferecida. Contudo, a Escola do Porto almeja ir além, numa busca constante de inovação e diferença, com o objetivo de “melhorar continuamente o ensino e a investigação” realizados. “Fazer novo e diferente é condição para continuarmos a afirmar-nos no panorama jurídico nacional e internacional”, prossegue.

“Contribuir para realizar o Direito, e foi por isso que a Escola do Porto da Faculdade de Direito recebeu esta medalha, tem de passar e passa necessariamente por fazer doutrina, por olhar de modo crítico para a legislação em vigor, por enquadrá-la hermenêuticamente, por contribuir para a sua revisão, por ser, em suma, no modo de ver dos antigos, verdadeira fonte de Direito” - Manuel Fontaine

Para além da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica foi ainda distinguida a Juíza Conselheira Dulce Neto - presidente do Supremo Tribunal Administrativo e Albérico Lopes - destacado advogado da região.

Prémio OA 2023 - docentes presentes

 

Próximos Eventos

16
Abr
17:00
18
Abr
14:00