Estudante da Faculdade de Direito alcança vitória histórica no Torneio de Debates da UCP

Terça-feira, Maio 7, 2024 - 15:35

Nos dias 26, 27 e 28 de abril, a Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa recebeu a 5ª edição do Open da Católica, um torneio de debates universitários. Mateus Costa, aluno do 3.º ano do curso de Direito, conquistou a melhor posição nunca antes alcançada pela nossa Faculdade.

Organizado pela Sociedade de Debates da Católica Porto, o evento contou com a participação de mais de 70 estudantes das mais diversas Sociedades de Debates de todo o país.

De acordo com Mateus Costa "a vitória na Grande Final do Open da Católica 2024, em conjunto com a Marta Cansado [da Escola de Lisboa], foi o culminar de um longo percurso de aprendizagem e treino nos debates semanais da SdDCP e nos torneios nacionais e regionais de debate. Apesar de sempre termos acreditado que a vitória, naquele que era um torneio competitivo, era possível, recordo-me que o anúncio d' "Os Verdadeiros Bourbon de Linhaça" como grandes vencedores foi um dos momentos de maior comoção da minha vida. Daqui para a frente, espero que a nossa conquista inspire os alunos da UCP do Porto e de Lisboa a acreditarem sempre em si, mesmo quando as condições não pareçam favoráveis".

Foi a partir da moção "Esta Casa lamenta rituais sociais (ex: casamentos, formaturas, quinzenheiras, etc.)" que a equipa venceu o debate e sagrou-se campeã do Torneio, na posição de 2.º Governo. Para além disso, ambos os oradores ficaram posicionados no Top10 de melhores oradores do Torneio, ficando Marta Cansado em 5.º lugar e Mateus Costa em 8.º lugar.

Tomás Carvalho Guerra, aluno do 4.º ano da Escola do Porto, para além de ter sido parte da Chief Adjudication Team, foi responsável por ser o Chief Adjudicator (líder de adjudicação) da Final de Iniciados do Torneio.

A conquista de Mateus Costa e Marta Cansado não apenas enche de orgulho a comunidade académica da UCP, como também reforça o compromisso da Instituição com a excelência e a formação integral dos seus alunos, dentro e fora das salas de aula.

Vitória histórica no Torneio de Debates da UCP - 01

Vitória histórica no Torneio de Debates da UCP - 02