Aula "memorável" com o Primeiro Ministro, António Costa, na Faculdade de Direito

Quinta-feira, February 16, 2023 - 15:09

O Primeiro-Ministro, António Costa, esteve na Escola do Porto da Faculdade de Direito da UCP para inaugurar o Semestre de Primavera, sob o tema “Novos desafios e constantes da Geopolítica Portuguesa”.

Numa aula aberta em que se abordaram questões de política internacional e europeia, o Primeiro Ministro reforçou a importância do futuro para as novas gerações: "Aproveitemos as novas condições que temos, para que possamos fazer, nos próximos anos, o saldo positivo que o país merece e que esta nova geração merece".

Manuel Fontaine, Diretor da Escola do Porto da Faculdade de Direito, classifica a aula como "memorável", tendo tocado nos pontos estratégicos da faculdade – a "interdisciplinaridade" e a "internacionalização".

Imagem do Primeiro Ministro António Costa a falar para alunos na Católica Porto

Para António Costa, "é preciso ir além da Europa". Para o Primeiro Ministro, os desafios colocados pela guerra na Ucrânia não se pautam apenas pelas alterações às "condições geopolíticas na Europa", mas também pelos desafios "muito difíceis para Portugal".

"Quem vê com os óculos do século XVI, não vê com os óculos do século XXI" - António Costa

As qualificações em Portugal – Um desafio a "não desperdiçar"

"Só temos boas razões para encarar com confiança o futuro". O Primeiro Ministro, António Costa, reforçou o valor da qualificação das novas gerações. "O grande desafio que temos é não desperdiçar este recurso humano extraordinário que este país - as famílias, as escolas, as universidades, os politécnicos - conseguiram formar”.

A valorização do mar, a globalização, as alterações climáticas e a aposta no hidrogénio verde, assim como a globalização e a linha de alta velocidade foram alguns dos temas também abordados.

A sessão Inaugural decorreu a 14 de fevereiro, no Auditório Ilídio Pinto, com a presença da Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, da pró-reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Braga da Cruz, do Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, António Mendonça Mendes, bem como de centenas de alunos, professores e colaboradores da Universidade Católica Portuguesa e representantes de entidades públicas e privadas. A sessão marcou o início das aulas do segundo semestre da Escola do Porto da Faculdade de Direito.

Foto Grupo - Aula Inaugural Antonio Costa _ versão 2