Entre 5 e 10 de fevereiro de 2016, um grupo de quatro estudantes da Faculdade de Direito - Escola do Porto representou Portugal no maior evento educacional da Câmara de Comércio Internacional: a Competição de Mediação Comercial Internacional, em Paris.
A Católica venceu o prémio de Universidade com melhor primeira participação na ICC.
A comitiva foi constituída por Carolina Sá Duarte Moreira da Silva, Filipe Maia Alexandre, Francisco Manuel Sampaio de Freitas Quelhas Lima, Tiago José Moreira da Rocha.
Os alunos foram acompanhados pela Dra. Ana Maria Gonçalves (docente da Escola do Porto da Faculdade de Direito e Presidente do ICFML) e o Dr. Thomas Gaultier (docente da Escola do Porto da Faculdade de Direito e advogado na Abreu Advogados).
Realizada anualmente, a competição visa promover a mediação comercial através da troca de experiências entre os principais especialistas da área e de estudantes das mais prestigiadas universidades do mundo. A prova pretende, ainda, incentivar o ensino e a aprendizagem de uma utilização eficaz da mediação. Para garantir o maior rigor, a competição conta com 120 mediadores – líderes mundiais, comerciais e académicos – que desempenham o papel de mediadores - mediando o conflito como nos casos de mediação internacional reais e o papel de Juízes da competição que avaliam o desempenho das 2 equipas presentes na mesa da mediação e decidem sobre a pontuação de cada uma relativamente a critérios pré-definidos.
A equipa contou com o apoio de Abreu Advogados, CuatreCasas e o Novo Banco.