Manuel Fontaine Campos, diretor da Faculdade de Direito, deu as boas-vindas aos novos estudantes de Direito e deixou claro o quão desafiadora e transformadora será a experiência dos próximos anos: "Costumo dizer que no 1º ano os senhores e as senhoras estão aqui à experiência; experiência vossa, sobretudo, para perceberem se é mesmo isto que querem para o resto da vossa vida". O diretor da Faculdade dirigiu-se aos novos estudantes durante a Semana de Acolhimento, que decorreu de 9 a 12 de setembro. Uma semana repleta de atividades e de apresentações essenciais à integração dos novos estudantes.
Perante um auditório cheio, Ana Teresa Ribeiro, coordenadora da licenciatura em Direito da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, deu as boas-vindas aos novos estudantes, felicitando-os pela entrada na licenciatura em Direito: "Fizeram uma ótima escolha e em breve colherão frutos", salientou. "Aqui, irão aprender a aplicar os vários conhecimentos do Direito, a resolver os problemas com que se irão deparar no futuro e a comunicá-los aos interlocutores. São todos estes saberes que queremos que adquiram ao tirar uma licenciatura connosco".
Tomás Carvalho Guerra, recém-licenciado da Faculdade, partilhou o seu percurso académico, destacando a meritocracia da Escola ao ser convidado no 1.º ano da licenciatura a integrar um observatório de investigação: "Os professores reparam em vocês, investem em vocês".
Entusiasmo e muitos grupos académicos
"É sempre uma grande alegria chegar a setembro e ver os corredores inundados de caras novas, de pessoas e estudantes cheios de entusiasmo; eu costumo dizer que o ano não começa em janeiro, mas em setembro, quando abrem as portas da Escola", afirmou Paula Ribeiro Faria, em representação do Conselho Pedagógico, na sessão de boas-vindas da semana de acolhimento.
No encontro que decorreu a 9 de setembro, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os diversos núcleos existentes no campus. Carolina Enes, presidente da Associação de Estudantes, frisou a missão da associação em capacitar os alunos, oferecendo programas de estágio de verão e atividades desportivas gratuitas: "A Associação de Estudantes está aqui por vocês, para vocês". Mateus Pessanha, presidente da Sociedade de Debates, por sua vez, incentivou os novos alunos a participarem nos debates semanais, reforçando o papel fundamental da argumentação no percurso académico: "Nós, na Sociedade de Debates, propomos ensinar as pessoas a falar em público e a defender qualquer opinião através dos nossos debates”. Sofia Marques, em representação da ELSA, destacou a importância da cooperação europeia e o impacto da organização no desenvolvimento pessoal dos estudantes de Direito: "A ELSA deu-me uma das melhores memórias que tenho da Universidade e espero também dar-vos um pouco disso". Miguel Vicente, presidente da Mentoria e aluno do 4º ano da Dupla Licenciatura, falou da importância do programa de apoio ao estudo: "Há três anos era eu que estava exatamente no vosso lugar." O Conselho de Veteranos, representado por Beatriz Nobre, abordou a praxe da Faculdade de Direito como a praxe mais antiga da Universidade Católica no Porto: “a praxe não é algo que se possa dizer por palavras, mas sim algo que se sente".
As primeiras aulas dos novos estudantes de Direito
Os alunos foram introduzidos ao estudo do Direito com algumas aulas inaugurais: Introdução ao Estudo do Direito, Direito Público e Direito Constitucional. A semana de acolhimento contou, também, com uma visita guiada ao campus, que permitiu aos estudantes conhecerem os espaços e os serviços fundamentais para o seu percurso, incluindo a Biblioteca, os espaços de estudo e a Secretaria. Em pequenos grupos, os alunos exploraram a Universidade.
ADN Jurista, o programa de desenvolvimento integral dos estudantes
O terceiro dia da semana de acolhimento foi dedicado à apresentação de um dos programas mais importantes da Faculdade: o Programa ADN Jurista, que tem como objetivo o desenvolvimento integral dos estudantes, preparando-os para os desafios do mundo jurídico.
A sessão foi apresentada por Agostinho Guedes, docente da Faculdade, e Ana Martins, coordenadora executiva do Programa. De acordo com o docente, o ADN Jurista tem como propósito formar os alunos para que não se limitem a aceitar o que lhes é apresentado durante o seu percurso académico, mas que questionem e procurem soluções inovadoras: "Queremos que os nossos alunos sejam capazes de não aceitar as coisas como elas são e que duvidem sempre, que mostrem o seu talento e riqueza interior".
Durante a apresentação, Salvador Gonçalves, alumnus da Faculdade e do Programa, deu o seu testemunho sobre a importância do programa na sua formação, referindo que este lhe permitiu destacar-se ao longo do curso e, agora, da sua carreira profissional.
O final da manhã culminou num churrasco oferecido pela Faculdade, para os estudantes conviverem num ambiente mais descontraído. A tarde foi dedicada a uma ação de voluntariado no campus, em colaboração com a iniciativa Pedalar sem Idade, para reforçar o compromisso social da Universidade Católica Portuguesa. O dia terminou com um debate entre a Sociedade de Debates e o Clube de Literatura, Escrita, Arte e Filme (CLEAF).
"A escolha que vocês fizeram na Católica foi a melhor escolha para a vossa vida.”
No último dia, os estudantes conheceram com mais detalhe os programas de apoio ao estudo, fundamentais para o seu sucesso académico, e o encerramento da semana ficou a cargo da Associação de Estudantes com uma dinâmica de Speed Dating sobre saídas profissionais e um jogo de bubble ball.
Com a semana de acolhimento, os novos estudantes não só tiveram a oportunidade de se familiarizar com o percurso académico que os aguarda, como também conhecer a dinâmica e os diversos programas repletos de oportunidades que têm à disposição. Como destacou Tomás Carvalho Guerra "A escolha que vocês fizeram na Católica foi a melhor escolha para a vossa vida e eu estou muito feliz por isso."