Entrega de prémios de mérito durante a cerimónia de diplomas de mestrado realça a qualidade científica na Faculdade de Direito

Terça-feira, November 19, 2024 - 12:44

A Faculdade de Direito celebrou o mérito e a dedicação dos melhores alunos do 2.º Ciclo de Estudos do ano letivo anterior numa cerimónia que combinou a Bênção e a Entrega dos Diplomas de Mestrado. Durante o evento, foram entregues prémios de mérito a cinco estudantes, reconhecendo publicamente o esforço e desempenho académico: Catarina Alexandra Ribeiro Leão, Carlos Miguel Dias Mesquita, Diana Camões Moreira, José Pedro Oliveira Pinto e Maria Liliana Lopes Pinheiro, foram os contemplados deste ano.

Diana Camões Machado recebeu o "Prémio Professor João Baptista Machado", atribuído à melhor classificação na defesa da dissertação de Mestrado. Para a premiada, "ganhar o Prémio Professor João Baptista Machado é gratificante para o meu percurso académico e profissional. A investigação que realizei durante estes dois anos culminou com a publicação de oito artigos em revistas nacionais e um capítulo de um livro internacional. Trata-se do reconhecimento de muito trabalho, persistência e investigação científica".

Já Carlos Miguel Dias Mesquita foi distinguido com o Prémio Caixa Geral de Depósitos. Para o laureado, este reconhecimento “traduz o culminar de um percurso académico muito enriquecedor, tanto a nível pessoal como a nível intelectual. Trata-se de uma iniciativa da Universidade Católica que estimula a procura pela excelência e fomenta a curiosidade e dedicação dos seus alunos, premiando o mérito de uma forma isenta e independente."

O "Prémio Cerejeira Namora, Marinho Falcão" destacou duas alunas pelo mérito das suas dissertações em Direito Fiscal: Catarina Alexandra Ribeiro Leão e Maria Liliana Lopes Pinheiro. Para Maria Liliana “a atribuição deste prémio dá-me alento e motivação para continuar a empenhar-me e a esforçar-me em tudo aquilo que faço. É a prova de que a dedicação, o rigor e o espírito crítico são ingredientes essenciais para que possamos contribuir, por mais pequeno que seja esse nosso contributo, para mais e melhor conhecimento." Por sua vez, para Catariana Alexandra “este prémio resulta do trabalho realizado ao longo do último ano e é reflexo, não só do entusiasmo com que me dediquei ao estudo deste tema, como também da sua relevância prática."

Quanto ao "Prémio Garrigues", foi entregue a José Pedro Oliveira Pinto, que reconheceu na sua tese a melhor na área de Direito do Trabalho, sublinhando o rigor e a dedicação do estudante numa área essencial para o desenvolvimento do Direito Laboral em Portugal, que se encontra em constante evolução.