Partidos Políticos e Democracia (Seminário)

3 ECTS / Semestral / Português

Objetivos de aprendizagem

Compreender a história e o papel dos partidos políticos no século XXI.
Desenvolver a relação simbiótica entre partidos e democracia, porquanto a democracia é necessária para salvaguardar a existência e o bom funcionamento partidos e, ao mesmo tempo, não há democracia sem partidos e pluralismo político.
Conhecer o estatuto constitucional dos partidos políticos em Portugal.
Desenvolver a dicotomia entre democracia neutra/procedimental versus democracia militante/defensiva.
Em sintonia, estudar a questão da legitimidade da proibição dos partidos políticos, em especial, através do estudo dos exemplos alemão, israelita, grego, espanhol e turco.

Conteúdos programáticos

1. Partidos políticos no século XXI
1.1. Breve história dos partidos políticos
1.2. O papel dos partidos políticos