Em abril de 1981, foi lançada a primeira edição do jornal Critério. Quase quarenta anos depois, este projeto ressurge com a missão de dar voz à expressão individual e coletiva da comunidade da Faculdade de Direito.
Regresso do jornal: da ideia à concretização
Há uns meses, depois de uma longa sessão de estudo entre “códigos civis e post-its” na biblioteca da Católica, Rita resolveu fazer uma pausa. Nesse momento, reparou num exemplar antigo do jornal Critério.
A curiosidade e o interesse foram imediatos, ao ponto de contactar alguns colegas de curso e propor o renascer do emblemático jornal da Faculdade de Direito: “Em pouco tempo, nasceu o sonho, na ânsia um pouco nostálgica de deixar as gerações passadas orgulhosas, de inspirar as próximas, mas, sobretudo, de provar que a nossa é capaz de tudo.”
Tendo como mote “a vontade de fazer renascer um movimento estudantil que caracterizava esta nossa segunda casa”, estava lançada a missão de “retirar o Critério da sombra”.
Proposta recebeu o apoio do Diretor da Faculdade de Direito
Até outubro de 2020, o grupo efetuou todo o trabalho de pesquisa necessário para conhecer o projeto a fundo - desde a investigação da origem do jornal, passando pelo escopo da marca Critério, até à conversa com antigos presidentes e com o Diretor Manuel Fontaine, tudo foi estudado para que a essência do Critério se mantivesse inalterada.
Essência do Critério permanecerá inalterada
Com efeito, um dos grandes objetivos da equipa é dar continuidade às edições físicas do jornal semestralmente, sem descurar a disponibilização de conteúdos digitais. De forma a dar resposta a essa necessidade, criaram um website onde foram publicados alguns artigos e entrevistas.
Por outro lado, uma das grandes finalidades do Critério é estimular o sentido crítico dos estudantes: “Queremos que os nossos colegas ganhem o gosto pela crítica, pelo pensamento e por este antigo sentimento estudantil, tão humano, de desejar mudar o mundo”, explica.
A equipa é constituída por vários estudantes de Direito: Rita Guimarães (Presidente da Direção), Rodrigo Fleming (Vice-Presidente da Direção), Duarte Figueiredo (Secretário Geral da Direção), Francisco Araújo (Tesoureiro da Direção), Teresa Sá Carneiro (Vogal da Direção), Aníbal Fernandes (Presidente do Conselho Fiscal), Mariana Monteiro (Relatora do Conselho Fiscal), Tomás Almeida (Secretário do Conselho Fiscal), João Lobo (Presidente da Mesa de Assembleia), David Stamm (Vice-Presidente da Mesa de Assembleia) e João Cerquinho (Secretário da Mesa da Assembleia).
Consulte os primeiros conteúdos digitais do Jornal Critério e fique a par das novidades.