Pedro Sousa, alumnus da nossa Faculdade é cofundador da Karavel.ai, uma startup tecnológica focada em Inteligência Artificial que acaba de ganhar um investimento de £1,25 milhões da Fuel Ventures.
A Karavel.ai nasceu da experiência do nosso alumnus em FinTechs internacionais. Depois de trabalhar mais de uma década em Compliance, em cargos de liderança na Revolut e na ClearScore, percebeu que os processos como a revisão de conteúdos de marketing e a monitorização de novas leis eram lentos, manuais e sujeitos a falhas. Para agilizar estes problemas, o nosso alumnus e o seu cofundador Nav Garcha criaram em 2025 a Karavel.ai. A plataforma pretende automatizar tarefas pesadas como a revisão de conteúdos, horizon scanning e a análise de gaps regulamentares.
Licenciado em Direito pela Escola do Porto, Pedro Sousa começou a sua carreira num pequeno escritório de advogados no Porto, onde cedo percebeu que a advocacia tradicional não era para si. Mudou-se para Londres para fazer um mestrado em Direito e Tecnologia e foi na Revolut que iniciou o seu percurso em Compliance: “Foi uma das experiências mais marcantes da minha vida profissional e podia encher volumes com histórias sobre a Revolut, mas fica para outro dia. Basta dizer que foi lá que me interessei pela área de Compliance, e que o meu percurso em Compliance começou”.
Pedro Sousa deixa uma mensagem clara para os licenciados em Direito que não querem seguir os caminhos mais tradicionais: “Há outras portas que o curso de Direito também abre quando combinado com interesses ‘niche’. “A oportunidade imensa que a IA apresenta nesta área é o que me mais motiva”, afirma. Convicto que a licenciatura de Direito na Católica lhe daria a melhor oportunidade para iniciar a minha carreira na área de Direito, conclui que “hoje, tenho a certeza que tomei a decisão correta”.