Da Negociação à Mediação - Gestão das diferenças

3 ECTS / Semestral / Português

Objetivos de Aprendizagem

  • Entender os conflitos de forma racional, em lugar de reagir aos mesmos de forma irreflectida;
  • Estabelecer um mapa mental que facilite a utilização de técnicas de comunicação;
  • Diferenciar negociação baseada em posições e negociação baseada em interesses – da litigância á colaboração;
  • Identificar as vantagens e desvantagens de cada uma destas formas de negociar;
  • Demonstrar, com um nível básico, as competências necessárias á negociação e á mediação. Os alunos terão a oportunidade de participar em “role-plays” utilizando estes processos;
  • Identificar os princípios éticos subjacentes ás formas de resolução de litígios por vias não contenciosas;
  • Descrever, com um nível básico, a preparação necessário á participação de um advogado num processo de mediação.

Conteúdos Programáticos  

  1. Conhecimentos fundamentais – a natureza do conflito;
  2. O papel da comunicação na resolução dos conflitos;
  3. A relação jurídica e a relação interpessoal;
  4. Aspectos Básicos da negociação pelos interesses O processo de mediação – diferentes fases – baseadas nos modelos Inglês (ADR) e Australiano (LEADR);
  5. A gestão das diferenças aplicadas ao papel do advogado no processo de mediação;
  6. “Role Play” de uma mediação até ao acordo;
  7. Diferentes “Role-Play” de mediações seguidos de debate.

Faculty

Docente Convidado
Founder of ICFML. Executive coach and MCC accredited by the International Coaching Federation. ICFML Master, ADRg and IMI Certified Mediator.