Teen Academy da Faculdade de Direito: “Uma experiência gratificante que será levada em conta para os seguintes anos”

Quarta-feira, Julho 10, 2024 - 12:37

Entre os dias 1 e 4 de julho, a Faculdade de Direito promoveu mais uma edição da Teen Academy, um programa dirigido a estudantes do ensino secundário, que reuniu cerca de trinta jovens. Mais do que uma simples atividade educativa, a Teen Academy oferece uma visão prática do mundo jurídico, ajudando os participantes a esclarecerem dúvidas sobre as diversas carreiras existente no Direito.

Durante os quatro dias, os jovens exploraram o universo jurídico através de diferentes atividades. Destaque-se a visita ao Estabelecimento Prisional Feminino de Santa Cruz do Bispo, a única prisão feminina no norte do país, e a assistência a uma audiência no Tribunal de S. João Novo. Além disso, os participantes conheceram a Sociedade de Advogados Cuatrecasas, proporcionando uma visão ampla do exercício da advocacia. A programação também incluiu uma simulação de julgamento, conduzida pelo advogado e docente Rui Silva Leal, e o envolvente "Jogo da Palavra" com a professora Ana Pereira.

Estas atividades permitiram que os alunos vivenciassem situações reais e adquirissem uma compreensão mais profunda do funcionamento do sistema jurídico. Os jovens também exploraram as instalações do campus, incluindo a cantina, a sala de julgamentos e os jardins, e interagiram de perto com alunos do curso de Direito e com a Assessora da Direção, Manuela Sousa. Essas interações facilitaram a criação de laços interpessoais duradouros entre os participantes.

A experiência na Teen Academy foi tão impactante que muitos estudantes, como Maria Vieira e Leonor Pinto, saíram convencidos de que o Direito é a carreira que desejam seguir e que a Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa é o local ideal para realizarem esse sonho.

Testemunhos dos Participantes de 2024

"Já tinha uma ideia generalizada do que queria seguir, Direito, mas não tinha a certeza absoluta da universidade que gostaria, com convicção, de entrar. Com as diferentes atividades que foram realizadas ao longo dos quatro dias, aprendi mais sobre a profissão jurídica e, por consequente, a universidade que me candidatarei no futuro, a Católica. Foi uma experiência gratificante que será levada em conta para os seguintes anos. Obrigada!" (Maria Vieira, 11º ano)

O que mais gostei na Teen Academy foram sem dúvida as atividades que a mesma me proporcionou ao longo da semana. Elas ajudaram-me a responder a questões que tinha sobre o curso de direito e se era este mesmo que queria seguir, mas também ajudaram-me a criar relações interpessoais que vou levar para o resto da vida. Chego à conclusão que direito é o curso que pretendo seguir futuramente e que é na católica que o meu sonho se vai realizar, Obrigada!!" (Leonor Pinto 10°ano)

"Antes de mais, quero dizer que o curso de Direito sempre me foi muito familiar e sempre me chamou à atenção. Por este motivo, escolhi ingressar nesta experiência maravilhosa que foi a Teen Academy. Recomendo-a a qualquer aluno do secundário que se reveja nesta área, pois é uma oportunidade única e inovadora que nos mostra o campo do Direito de uma forma divertida e interessante. A presença de monitores, que são alunos do curso, é uma mais-valia, pois desmistificam as nossas ideias preconcebidas sobre o curso e a universidade, tranquilizando-nos". (Ânia Pereira, 10º ano)

"Para mim, a visita ao Estabelecimento Prisional Feminino de Santa Cruz do Bispo foi a visita mais esperada. Ver as condições excecionais em que as reclusas estão inseridas impactou a minha visão sobre os EPs em Portugal. Percebi que, se não se der o ambiente necessário para que estas se redimam e se voltem a inserir na sociedade, não há como os tornar cidadãos de paz e de bem. Ademais, percebi o lado humano e sensível da diretora do EP, Paula Leão, em abrir muitas exceções, o que é bom.
Creio que é necessário a fusão de duas características muito importantes: sensibilidade e frieza. Não nos esqueçamos que são humanos, mas também não nos esqueçamos que se encontram lá por algum motivo.
" (Carolina Fonseca, 12º ano)

"Foi uma experiência incrível assistir a um julgamento. Penso que posso dizer que todos aprendemos muito sobre o sistema judicial do nosso país. Foi uma oportunidade única para entender como a justiça é feita e aplicada na prática. Esta experiência prática certamente enriqueceu o meu conhecimento e compreensão do processo judicial, destacando a importância da área do Direito na nossa sociedade. Foi uma atividade muito interessante e enriquecedora que definitivamente levarei para a vida! Obrigada!!!” (Ana Sofia Silva, 11º ano)

"Sem dúvida, foi uma experiência incrível e única estar numa posição que ocuparemos daqui a alguns anos, tanto na aula de prática de Direito Penal lecionada pelo professor Rui Silva Leal quanto em um tribunal. Foi uma experiência que incentivou a nossa capacidade argumentativa e de raciocínio. Além disso, deu-nos a oportunidade de estudar o caso em casa, permitindo-nos sentir na pele como é o trabalho do advogado no dia anterior ao julgamento: preparar perguntas e elaborar as alegações finais". (Rodrigo, 11º ano)

Gostei bastante de ver o campus da católica, até porque não o conhecia muito bem. A parte que mais me impressionou foi o edifício do restauro porque achei super interessante o trabalho que lá fazem”. (Maria Silva, 10º ano)