A Faculdade de Direito é “a vossa casa”: acolhimento aos novos estudantes de licenciatura 23/24

Terça-feira, Setembro 19, 2023 - 09:44

Já chegaram os novos estudantes da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica. O arranque do novo ano académico fica marcado por uma Semana de Acolhimento repleta de entusiasmo e energia. 

“É com muito gosto que vos recebemos nesta nossa casa e que será também a vossa casa nos próximos quatro anos”, afirmou Manuel Fontaine, diretor da faculdade. Visitas ao campus, mostra de núcleos de alunos e muitas aulas inaugurais foram alguns dos momentos que preencheram os primeiros dias na Universidade Católica no Porto de mais de 200 estudantes.

“A nossa missão não é apenas formar juristas, é também formar cidadãos”, partilhou Marta Portocarrero, diretora-adjunta da Escola do Porto da Faculdade de Direito, na sessão de acolhimento aos novos estudantes da Licenciatura em Direito, que decorreu no dia 7 de setembro, no Auditório Carvalho Guerra. O curso de Direito “permite que cresçam em muitas outras dimensões”, acrescentou.

Para Ana Teresa Ribeiro, coordenadora da Licenciatura em Direito, “a inovação é trazida pelo nosso curso através de um ensino personalizado”. “O curso de Direito proporciona boas perspetivas do futuro”, referiu ainda.

Decorreu, também, no mesmo dia a sessão de boas-vindas aos estudantes da Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão, um programa conjunto da Faculdade de Direito e da Católica Porto Business School. Durante a sessão, antigos estudantes tiveram a oportunidade de partilhar o seu testemunho. Catarina Ferreira, alumna da Dupla Licenciatura, afirmou “Parabéns por terem entrado na melhor universidade do país.” Nuno Brochado de Agarez, também alumnus deste programa, partilhou que “fazer a Dupla Licenciatura é um privilégio. Escolheram uma ótima casa.”

Ana Teresa Ribeiro afirmou, também, que a Dupla Licenciatura é “o expoente máximo da interdisciplinaridade, que vos coloca numa posição privilegiada no contexto do mercado de trabalho.”

No final destas sessões, os estudantes e familiares foram convidados a reunir-se no Auditório Ilídio Pinho para participar num momento de encontro entre todos os estudantes das diferentes licenciaturas da Universidade Católica no Porto, onde também foram entregues bolsas e prémios de mérito. Esta sessão de acolhimento contou com a intervenção de Isabel Braga da Cruz, pró-reitora da Universidade Católica Portuguesa, que felicitou todos os novos estudantes pelo ingresso no ensino superior e pela escolha da Universidade Católica Portuguesa: “Estão a começar os melhores anos das vossas vidas. Queremos que a missão da Universidade Católica vos inspire.”

De 11 a 14 de setembro, os estudantes da Escola do Porto da Faculdade de Direito tiveram a oportunidade de participar em diferentes momentos de convívio, numa ação de voluntariado no Banco Alimentar, encontros com profissionais, entre outros. O objetivo destas atividades é promover o acolhimento e a integração de todos os novos alunos da faculdade que arrancam agora numa jornada universitária desafiante e de olhos postos no futuro. Bom ano académico!

Próximos Eventos

01
Jul
09:00
06
Jul
18:00