Universidade Católica no Porto promove Campanha Solidária de Natal

Quinta-feira, December 4, 2025 - 10:28

A Universidade Católica Portuguesa no Porto celebra o espírito natalício com uma ampla Campanha Solidária de Natal, que mobiliza toda a comunidade académica em ações de solidariedade e partilha. A campanha inclui a preparação de cabazes de Natal, recolha de alimentos e atividades que envolvem instituições parceiras e famílias carenciadas.

Os cerca de 200 voluntários da CAtólica SOlidária (CASO) vão estar empenhados na preparação de cabazes para diferentes instituições parceiras, incluindo a AFUA, Ajudaris, Casa Mãe Clara, Casa Ronald McDonald, Centro António Cândido, Centro Comunitário São Cirilo e Compassio. Paralelamente, também todas as faculdades e serviços da Católica no Porto foram desafiados a criar cabazes de Natal destinados a famílias apoiadas pela Cáritas Diocesana do Porto.

Será no dia 10 de dezembro, às 18h30, a celebração da Missa de Natal, presidida por D. Vitorino Soares, Bispo Auxiliar do Porto. A celebração, aberta a toda a comunidade académica, será seguida de um jantar para colaboradores e docentes.

No átrio central do campus do Porto, decorre, também, uma recolha de bens (televisões, rádios, chaleiras, leitores de DVDs), que se destina a apoiar o Estabelecimento prisional de Santa Cruz do Bispo, bem como uma recolha de bens alimentares para a Associação Porto Solidário. Todos estão convidados a passar pelo ponto de recolha e a deixar o seu contributo.

As ações de Natal no campus do Porto da Católica arrancaram ainda em novembro, com a associação da Universidade à Campanha de Recolha do Banco Alimentar contra a Fome, que decorreu a 29 e 30 de novembro. Diversos voluntários da comunidade académica participaram ativamente na grande recolha nacional de alimentos, contribuindo para apoiar milhares de famílias portuguesas em situação de carência.

Já decorreu, também, um mercado de Natal solidário e um bingo especial, que reuniu a comunidade da Católica e utentes da associação Somos Nós – Associação para a Autonomia e Integração de Jovens Deficientes e da e da Santa Casa da Misericórdia do Porto. A atividade promoveu momentos de convívio e inclusão através de equipas mistas entre utentes das associações e membros da comunidade académica.

Mais informação