3 dicas para uma defesa de dissertação de mestrado de sucesso

Quarta-feira, Setembro 14, 2022 - 12:00

Todos os anos, dezenas de estudantes preparam o término do 2º ciclo de estudos com a defesa da dissertação de mestrado.

Depois de dois semestres de fase letiva e um semestre dedicado à dissertação, é altura de organizar todo o trabalho de investigação de uma forma coerente e apelativa.

De forma a auxiliar os nossos estudantes a criar uma defesa de dissertação de mestrado de sucesso, pedimos à Professora Conceição Cunha que nos apresentasse 3 sugestões:

1. Estudar o seu trabalho como se fosse o/a arguente

Deve ler a sua tese com sentido crítico, colocar-se no lugar de um avaliador e tentar antecipar eventuais críticas. Deve ler a sua tese como se não fosse “sua” para ver se está tudo percetível, se os argumentos usados são bem explicados e que contra-argumentos se poderão esgrimir. Quanto mais exigente for, melhor conseguirá prever correções, reparos, críticas. A partir daí poderá também preparar respostas, sendo útil que aponte as críticas e as respostas. Penso que este será um bom treino para as suas provas. Porém, não deverá ficar preocupado/a por encontrar erros e possíveis críticas – não há trabalhos perfeitos nem argumentos invencíveis! E também deverá evitar ficar demasiado preso à sua preparação. No momento das provas deverá estar atento aos reparos que lhe são feitos, que poderão coincidir ou não com os que previu… mas, na verdade, se conhece bem a sua tese e se a viu com sentido crítico, quer os reparos do arguente coincidam ou não com o que antecipou estará preparado para explicar a sua perspetiva. Penso, ainda, que para haver uma boa defesa não é necessário que tenha sempre argumentos para defender o que sustentou na tese – também é necessário saber reconhecer os erros (se os houver).

2. Tentar manter sempre a calma

Quer na preparação, quer no momento das provas. Nas provas, vá apontando o que lhe disserem para depois não se perder. No momento da resposta, poderá  começar pelos aspetos em que se sente mais seguro, assim, ficará mais calmo/a.

3. Decidir fazer uma apresentação inicial depende sempre de si

Quanto a fazer ou não uma apresentação inicial não tenho “receitas”: se lhe parece que tal apresentação o/a ajudará a descontrair, faça-a; se, pelo contrário, vai ser um fator de preocupação, prescinda da apresentação. Esta apresentação será mais útil se houver algo importante para acrescentar ao que está na tese – por exemplo, se, entretanto, houve uma alteração legal relevante ou uma obra de referência sobre o tema que foi publicada; neste caso, mostrar que se manteve atualizado/a valorizará a sua prestação.

Com o intuito de dar visibilidade ao resultado da investigação, todos os anos são publicadas as disser­tações de mestrado que obtiveram as mais elevadas classificações num Yearbook digital que pode ser consultado de forma gratuita.