RUMO – Advocacia

Terça-feira, November 29, 2022 - 11:21

Durante dois dias, a Faculdade de Direito aproximou os estudantes e mais de 20 sociedades de advogados, que estiveram presentes no RUMO Especial Advocacia, numa edição marcada pelo regresso ao formato 100% presencial.

Entre 15 e 16 de novembro, dias em que aconteceu o RUMO, o contacto direto com as Sociedades de Advogados permitiu aos alunos conhecer o dia-a-dia das organizações e perceber o funcionamento das mesmas, explorar funções e oportunidades de carreira, identificar oportunidades diferenciadoras (nacionais e internacionais), conhecer programas de estágios existentes e saber quais são os perfis profissionais procurados pelo mercado.

No Inquérito ao Emprego e Prosseguimento de Estudos realizado em 2020, foi possível perceber que 9 em cada 10 licenciados em Direito pela Católica Porto tinham uma atividade profissional, sendo que 91% trabalhava na sua área de formação.

O curso de Direito proporciona uma grande diversidade de saídas profissionais — da advocacia e magistratura à consultoria, passando pela diplomacia, gestão ou ensino, sendo até possível seguir uma carreira jornalística ou política.

Proximidade entre alunos e mundo empresarial

“Aqui sabemos qual a formação de cada estudante. Tentamos conhecer os estudantes e perceber quais os seus objetivos”, explica Dr.ª Mónica Santos Costa, advogada na Vieira Rocha Advogados, acrescentando: “Notamos que os alunos da UCP têm muito definido quais os seus objetivos e aquilo de que estão à procura. E isso para nós é ótimo porque conseguimos perceber aquilo que eles querem e podemos dizer aquilo que oferecemos”.

Já para Inês Ribeiro – aluna do 3º ano da licenciatura em Direito – o RUMO foi uma oportunidade de começar a “pensar no futuro” e destaca a importância destes dias:

“O Rumo distingue-se dos restantes eventos por transmitir, desde cedo, um contacto direto com as sociedades de advogados (…). Faz com que tudo seja um bocadinho mais fácil e singular com as pessoas. Posso ir lá, olhar nos olhos de quem está no stand e dizer quais os meus objetivos, as minhas áreas e capacidades e perguntar: é compatível com as vossas?”

Hora do Sócio

Ao longo dos dois dias do RUMO, as sociedades de advogados tiveram presentes alguns dos seus sócios, disponíveis para conversar com os alunos.

“Na hora do sócio tive oportunidade de falar com o Dr. Pedro Marinho Falcão, que me deu dicas muito boas, principalmente a estudantes do nosso ano, de coisas que podemos fazer diferentes: formações, atividades. Coisas que, se calhar, sozinha não tinha a iniciativa de pensar: ‘Tenho de começar já a investir nisto’” – Inês Ribeiro, aluna do 3º ano da licenciatura de Direito.

Sessão “Advocacia e recrutamento: chaves para o sucesso”

De forma a munir os próximos licenciados de ferramentas necessárias para o início da sua vida profissional, foram criadas sessões que abordam o panorama atual de recrutamento na área jurídica, assim como os perfis que são procurados nos novos talentos pelas Sociedades de Advogados.

Para marcar o fim do evento, realizou-se, assim, a sessão “Advocacia e recrutamento: chaves para o sucesso”, com dois convidados ligados aos departamentos de recursos humanos das Sociedades de Advogados: o Dr. José Menano, Recursos Humanos da Vieira de Almeida e a Dr.ª Patrícia Matias, Recursos Humanos da Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados, com moderação do Prof. Doutor Manuel Fontaine.

Face às transformações digitais, a dimensão online dos processos de recrutamento e seleção sofreu alterações. Desta forma, a sessão foi um momento em que se fez um ponto de situação referente ao modo como cada sociedade de advogados olha para o seu processo de captação de capital humano.

As maiores sociedades de advogados perspetivam a dimensão online de diferentes formas: desde o uso de software próprio transversal a todas as etapas do processo de recrutamento, ao uso de plataformas apenas para organização de candidaturas.

Esta sessão foi assim um momento enriquecedor entre firmas de advogados e candidatos, em que se abordou, em termos gerais, “as chaves” para o sucesso de uma candidatura bem-sucedida, também no domínio particular do online.