Avaliamos o progresso e a compreensão dos estudantes através de uma combinação de exames e trabalhos práticos para medir o conhecimento teórico, como também desenvolver e aplicar competências práticas essenciais na resolução de disputas.

A avaliação consiste na realização de um exame ou trabalho escrito por cada disciplina lecionada, a realizar-se ou a submeter no final de cada um dos semestres letivos. Nas unidades curriculares de caráter mais prático, o docente poderá estabelecer uma metodologia de avaliação mais adequada ao conteúdo pedagógico.

Os exames escritos podem ser utilizados para aferir a compreensão dos estudantes sobre os conceitos teóricos e os princípios da resolução de disputas. Estudos de caso, pesquisas e tarefas práticas podem servir para avaliar a capacidade dos estudantes em aplicar os conceitos aprendidos a cenários reais. Pode-se também solicitar aos estudantes que realizem apresentações para demonstrar suas capacidades de comunicação, negociação e persuasão num contexto profissional. Simulações práticas, como mediações ou arbitragens fictícias, são avaliadas tendo em conta a aptidão dos estudantes para gerir disputas complexas e aplicar os processos, habilidades e técnicas de mediação ou arbitragem. A avaliação entre pares pode proporcionar aos estudantes um feedback valioso sobre o trabalho em equipa e competências de liderança. Adicionalmente, os estudantes podem ser avaliados quanto ao seu profissionalismo, ética e aderência aos padrões de conduta da mediação, arbitragem e resolução de disputas online (ODR).

Todo o processo de avaliação é concebido para proporcionar um feedback completo sobre os pontos fortes e áreas de melhoria, ajudando os estudantes a desenvolverem um plano para o seu desenvolvimento profissional contínuo e a orientar as suas futuras escolhas de carreira.

 

Creditação 

A frequência e conclusão bem-sucedida do curso conferem um Certificado de Pós-Graduação. A realização do curso sem a componente de avaliação atribui uma Declaração de Frequência. Em ambos os casos, é obrigatória a presença em pelo menos 80% das horas letivas dos módulos obrigatórios.

Os estudantes poderão também optar por obter a Certificação Internacional em Mediação de Conflitos pelo ICFML (Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos), após a conclusão da unidade curricular específica. Com a conclusão bem-sucedida, incluindo esta unidade curricular e cumprindo o requisito de assiduidade às aulas, a formação será certificada, o que permite o acesso à lista de mediadores certificados do Ministério da Justiça de Portugal e a certificação internacional, reconhecida e equivalente em várias instituições internacionais.

Os estudantes que concluírem com aproveitamento a Pós-Graduação poderão ser membros do International Council for Online Dispute Resolution (ICODR).

Contactos

Direção da Escola e Rede Alumni

Manuela Sousa
E-mail: mmmsousa@ucp.pt
Tel.: 22 619 62 84