Objetivos de Aprendizagem
Os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender a envolvente organizacional e a forma como a empresa interage com ela;
- Aprender a planear, a implementar e a controlar programas de marketing consistentes com a estratégia da empresa;
- Refletir sobre as várias decisões de marketing;
- Desenvolvimento de programas de marketing, individualmente ou em grupo, tendo em consideração o que aprenderam nas aulas e as leituras recomendadas.
A disciplina dá aos alunos uma perspectiva das actividades que a área do marketing envolve. Serão analisadas as actividades que permitam criar valor para os clientes, através da satisfação das suas necessidades e da consideração dos interesses da sociedade como um todo. A análise, o planeamento, a implementação e o controlo das actividades de marketing serão enfatizadas nesta disciplina.
Conteúdos Programáticos
- O que é o marketing;
- O papel domarketing na criação de valor;
- A envolvente de marketing;
- A segmentação, o targeting e o posicionamento;
- A gestão da marca;
- A política de produto;
- A política de preço;
- A política de distribuição;
- A política de comunicação;
- O plano de marketing.