Gestão e Estratégia Empresarial

6 ECTS / Semestral / Português

Objetivos de Aprendizagem

É objectivo desta unidade desenvolver as competências necessárias a um mais profundo entendimento das teorias da Organização, da Gestão e da Estratégia.
No fim da cadeira, o aluno deterá um conjunto de conceitos, ferramentas e modelos básicos que lhe permitirão observar, analisar e compreender uma Organização como um todo e a sua evolução. Especial atenção será atribuída ao estudo de dois elementos: Gestão e Estratégia.
O conceito de cultura será também abordado com o objectivo de desenvolver competências que permitam o seu diagnóstico, bem como a compreensão das suas várias vertentes.
Para que haja uma melhor compreenção das matérias leccionadas e da sua aplicabilidade, o aluno terá a possibilidade de assistir, na sala de aula, à apresentações de duas empresas (2 casos prácticos, guest lectures), pela voz dos seus gestores - proporcionando-se assim a oportunidade de trazer as empresas, o seu modelo de Gestão e a sua Estratégia, até ao aluno/ambiente académico.


Conteúdos Programáticos

  1. Conceito de Organização
     
  2. Conceito de Gestão
    a) A emergência da Gestão como disciplina científica;
    b) Fontes de Informação de apoio à Gestão;
    c) Variáveis e fatores de competitividade;
    d) Gestão e Legislação Comercial;
    e) Indicadores Fundamentais de apoio à Gestão;
    f) Descapitalização de uma empresa;
    g) A importância do Capital Social.
     
  3.  Conceito de Estratégia
    a) Evolução da Gestão Estratégica;
    b) A importância da Informação para a Gestão;
    c) Cultura Organizacional.

 

Faculty

Docente Convidado
Tendo frequentado o Master of Science in Business Performance and Excellence na Århus Business School (Dinamarca), é licenciada em Administração e Gestão de…